Salvador, 31 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

TRF2 veta uso de dados de equipamentos de Rosinha Garotinho como prova

Por unanimidade, a 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), decidiu nesta quinta-feira (20) que não podem ser usadas provas obtidas em dispositivos eletrônicos apreendidos da ex-governadora Rosinha Garotinho. A busca e apreensão tinha sido determinada pelo juiz Marcelo Bretas, à época titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. A decisão foi proferida em recurso de habeas corpus.

A medida cautelar foi requerida no contexto da Operação Encilhamento, em razão das investigações para apurar possível prática dos crimes de gestão fraudulenta da Previdência dos Servidores do Município de Campos dos Goytacazes (Previcampos), entre 2016 e 2017. No período, Rosinha Garotinho era prefeita do município no norte fluminense.

A defesa da ex-governadora alegou que a decisão de primeiro grau teria sido embasada em fundamentos genéricos, sem menção aos indícios de autoria e necessidade da medida. A defesa também sustentou que Rosinha Garotinho estaria sendo relacionada aos fatos apenas por estar no cargo de prefeita ter indicado gestores e membros do comitê da Previcampos.

Por unanimidade, os desembargadores da 1ª Turma Especializada acompanharam o voto do relator, desembargador federal Júdice Neto que, destacou “a importância de se prezar pela prudência na prática de diligências probatórias que envolvem a extração de dados armazenados em celulares, laptops, pendrives etc.”

O magistrado disse que a ordem de busca e apreensão de equipamentos eletrônicos pertencentes ao investigado e a ordem de extração de dados digitais armazenados nos equipamentos foram expedidas sem indícios razoáveis da autoria do crime.

“Na parte final da decisão consta, apenas que Rosangela Rosinha Garotinho era prefeita de Campos na época dos fatos e, nesta qualidade, foi a responsável por indicar gestores e membros do Comitê da Previcampos, todos, aparentemente, sem qualquer conhecimento sobre investimentos para o exercício das funções”, escreveu o relator.

Agência Brasil

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão lado Coritiba e perdeu por 2×0, no...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos