Salvador, 27 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

UPA Brotas é reconhecida por agilidade em ECGs no Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas, em Salvador, foi certificada pelo Projeto SPRINT devido sua eficiência na realização de eletrocardiograma (ECG) em pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio (IAM). A unidade apresentou desempenho superior entre as UPAs da capital baiana, cumprindo os critérios de agilidade essenciais para a abordagem inicial no caso clínico em questão.

O reconhecimento valoriza o esforço da UPA Brotas no cumprimento do Protocolo IAM; estratégia da rede municipal de saúde que visa identificar e tratar precocemente casos de infarto agudo do miocárdio. Nesse contexto, a realização do ECG em tempo hábil é considerada fator determinante para o sucesso no tratamento, servindo como o pilar do protocolo que permite diagnóstico rápido e intervenções eficazes, como trombólise ou encaminhamento para cateterismo e angioplastia. Além da rapidez no atendimento, o protocolo conta com o apoio de cardiologistas de plantão, que auxiliam no laudo dos exames e na condução clínica dos casos.

O médico da UPA Brotas, Dr. Lucas Tito, reforçou a importância do reconhecimento e os impactos positivos do protocolo: “Ter o apoio de cardiologistas e seguir os passos do protocolo permite salvar muitas vidas. Quando a UPA Brotas consegue se destacar nesses requisitos, isso reflete a qualidade do atendimento prestado à população de Salvador. Cada minuto faz a diferença, e nosso trabalho em equipe busca garantir o melhor para o paciente.” – destacou.

O certificado do Projeto SPRINT enfatiza a relevância da UPA Brotas no cuidado emergencial e serve de estímulo para que outras unidades continuem aprimorando suas práticas no atendimento de alta complexidade. Além disso, reconhece a importância de uma abordagem estruturada e eficiente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Veja também

morto
Chapada Diamantina: jovem de 20 anos é morto a tiros; violência gerou tumulto
Um jovem de 20 anos foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira (26), no centro de Itaberaba,...
Feira de Santana - ACM (2)
Prefeitura na Bahia é punida após expor dados de 1,2 mil pessoas, incluindo pacientes com HIV
A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) puniu a Prefeitura de Feira de Santana, segunda maior...
Lapa
Mudanças em pontos de ônibus da Estação da Lapa são adiadas e terão início nesta terça-feira
A Secretaria de Mobilidade (Semob) adiou mais uma vez o início das alterações em pontos na Estação da...
Polícia civil
Polícia Civil resgata homem sequestrado em Pirajá e mantido em cativeiro no Calabetão
A Polícia Civil libertou nesta segunda-feira (26) um homem que havia sido sequestrado durante a madrugada...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos