Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Zoológico de Salvador acelera reformas e se prepara para reabertura em maio

Fechado para visitação desde a pausa para o Carnaval (22 de fevereiro a 06 de março), o Zoológico de Salvador vem passando por inúmeras intervenções em diversas áreas do Parque, a exemplo do aviário, felinário, na Ilha dos Primatas, setor de nutrição e o prédio da educação ambiental. As obras, com o investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), estão em ritmo acelerado, com previsão de entrega para o mês de maio.
“Todas as obras estão seguindo o cronograma previsto, e em breve teremos muitas novidades no zoológico. Os visitantes poderão contar com novos equipamentos e uma estrutura renovada, garantindo mais conforto tanto para os visitantes quanto para os animais”, contou a bióloga e gestora técnica do parque, Ana Celly.
Ainda segundo a gestora, um dos equipamentos mais queridos e interativos do zoo, o aviário, está quase pronto, depois de passar seis anos fechado. São 1.000 metros quadrados na entrada inferior do parque, que passou por uma reforma completa, incluindo a substituição dos 10 pilares de 13 metros de altura. Esse espaço proporciona aos visitantes uma experiência imersiva com diversas aves da fauna brasileira.
Já o felinário, que também será entregue nesta primeira fase, tem 270 metros quadrados e fica localizado próximo ao mirante, para quem acessa o parque pela entrada superior (Alto de Ondina). As obras abrangeram pilares, vidros e um novo telhado, garantindo mais segurança e conforto para os quatro felinos do recinto – uma onça-pintada e três onças-pardas.
Ana Celly também destacou que a Ilha dos Primatas já está na reta final e que, em breve, os moradores desse espaço estarão de volta. “As obras seguem sem prejuízo aos animais, alguns foram realocados temporariamente para um setor extra e outros permanecem no seu recinto de origem, no caso dos grandes carnívoros. Tudo está sendo feito com segurança e cuidado para evitar estresse durante as obras”, acrescentou.
As intervenções seguem no horário de funcionamento do parque, período em que os animais já estão acostumados com a movimentação de pessoas. Além disso, a equipe monitora de perto qualquer sinal de desconforto nos recintos.
O engenheiro civil Tomás Farias, responsável pela obra da Ilha dos Primatas, contou que a reforma já está quase concluída faltando apenas o contrapiso e a pintura. “Em breve, os Primatas estarão de volta ao espaço renovado. Os visitantes podem esperar uma área totalmente revitalizada, novos materiais, mais segurança e um ambiente pensado para o bem-estar dos animais. Tudo está sendo feito com qualidade para que, quando reabrir, essa área se torne um dos grandes destaques do Zoológico”, reiterou Farias.
Para mais informações, acompanhe o nosso perfil do Instagram (https://www.instagram.com/zoosalvador).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar