Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

IBCM marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids com atividades educativas e culturais em Salvador

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) promove uma programação especial voltada à conscientização, prevenção e combate ao estigma relacionado ao HIV/Aids. A iniciativa tem apoio do site Dois Terços, veículo dedicado à cidadania e à diversidade na Bahia.

Na segunda-feira (1º), data símbolo da luta mundial contra a Aids, a programação se estende à Estação de Metrô da Lapa, em Salvador, das 9h às 12h, com uma ação de viabilizar informações sobre HIV e outras ISTs, disponibilização de materiais educativos e insumos de prevenção. A iniciativa conta com o apoio da CCR Metrô Bahia, reforçando o compromisso de levar informação de forma acessível e com respeito.

Ainda no dia 1º de dezembro, às 9h, a IBCM realiza a Oficina sobre Violência Sexual e Digital na sede da instituição (Rua Santa Clara do Desterro, nº 85). A atividade integra a campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher” e aborda como a violência pode se manifestar em ambientes virtuais, além de orientar sobre proteção, denúncia e apoio às vítimas.

A instituição participa do Bonde em Ação – 1º de Dezembro, realizado em parceria com Dois Terços, Bonde Universitário, Prefeitura de Salvador, UFBA e UNEB, ampliando o alcance das ações de conscientização e mobilização social em torno da luta contra o HIV/Aids.

Encerrando o dia, a instituição realiza o Bingo Solidário da IBCM, com início às 18h, na Sauna Fox, como parte das ações beneficentes que ajudam a manter os projetos voltados ao acolhimento e à promoção da cidadania de pessoas vivendo com HIV/Aids.

“Nossa missão vai além do acolhimento. É sobre educar, prevenir e transformar realidades. A luta contra a Aids é também uma luta contra o preconceito e a desinformação”, destaca a coordenação da IBCM.

A Instituição Beneficente Conceição Macedo atua há décadas na defesa dos direitos de pessoas vivendo com HIV/Aids, com foco em crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Veja também

Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...
vôlei
Vôlei: Brasil vira batalha contra a Itália e avança à final da VNL Feminina
O Brasil está na final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Neste sábado (25), a Seleção Brasileira...
F1
Fórmula 1: Norris lidera último treino do GP da Hungria; Bortoleto fica em 11º
O sábado do GP da Hungria começou com a McLaren na liderança. Lando Norris registrou a melhor volta do...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026