A roda de samba mais libertária do Brasil retorna a Salvador em uma celebração vibrante da música e da cultura popular
Com muito ritmo e brasilidade, Illy apresenta uma nova edição do Samba Djanira, neste sábado (25), a partir das 16h20, na Casa Rosa, em Salvador. Em um show potente e cheio de emoção, a artista revisita clássicos do samba da Bahia e do Brasil, além de canções autorais que reafirmam seu lugar como uma das grandes vozes da nova geração. Os ingressos estão à venda pelo site Sympla.
O repertório celebra nomes como Batatinha, Riachão, Roberto Mendes, Arlindo Cruz, Conexão Negra, Gerasamba, Nossa Juventude, Xande de Pilares, e clássicos imortalizados nas vozes de Clara Nunes, Péricles e Belo. O nome do projeto vem da faixa “Djanira” — da Confraria da Bazófia — que integra o disco de estreia de Illy, Voo Longe (2018). Em 2024, o Samba Djanira ganhou corpo e lançou um disco ao vivo gravado na deslumbrante Ponta do Humaitá, em Salvador.
Nascida e criada entre o Uruguai e a Ponta do Humaitá, Illy iniciou sua trajetória musical ainda na adolescência, cantando nos trios elétricos de Salvador. Na época, sua mãe atuava como backing vocal para viabilizar as autorizações de viagem. Pouco tempo depois, foi no samba que ela se encontrou de verdade. Com o projeto Samba Di Banda, percorreu o país abrindo shows para nomes como Mart’nália e Seu Jorge, ganhando reconhecimento e desenvolvendo sua identidade artística.
Embora tenha consolidado sua carreira na MPB e no pop, lançando três álbuns de sucesso e conquistando reconhecimento como uma das grandes intérpretes da nova geração, Illy nunca se afastou do samba. Nos últimos anos, ela apresentou seu projeto em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, onde colecionou sucessos. Com domínio natural dos diferentes subgêneros, Illy reafirma o samba como um dos pilares mais vibrantes da cultura brasileira.
Serviço
Illy – Samba Djanira
Casa Rosa l Praça Colombo, nº 106 – Rio Vermelho, Salvador – Bahia
Dia: 25 de outubro (sábado)
Horário: 16h20
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos: R$35 (meia) / R$50 (inteira) l à venda no Sympla
Sobre Illy
Nascida e criada na Cidade Baixa, em Salvador, Illy canta desde a infância. Já puxou trio elétrico, liderou uma banda de samba e estreou no mercado fonográfico em 2016 com o EP Enquanto você não chega, que abriu alas para seu primeiro álbum de estúdio, Voo longe. Produzido por Kassin e Moreno, o disco foi aclamado pela crítica e figurou nas principais listas de melhores do ano, com um frescor pop tropical e raízes firmes na MPB. Seu segundo álbum, Te adorando pelo avesso, presta homenagem a Elis Regina e desconstrói o repertório de uma das maiores intérpretes da música brasileira.
Em 2022, Illy lançou O que me cabe, disco com treze faixas que reúnem composições de nomes como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Chico César, Marina Sena e Ana Frango Elétrico. Além dos seus próprios trabalhos, Illy coleciona parcerias marcantes, como com Baco Exu do Blues e Arnaldo Antunes em Devagarinho 2.0, com Silva em Nós dois aqui, e com Duda Beat em Só eu e você na pista. Em sua fase mais recente, Illy se destaca com o projeto Samba Djanira, um show que resgata a força do samba com um olhar contemporâneo e feminino.