Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

INDEX Bahia estreia com foco no fortalecimento da indústria regional e premiações que impulsionam inovação

A primeira edição da INDEX Bahia foi oficialmente inaugurada nesta quarta, 27, no Centro de Convenções de Salvador, consolidando-se como o maior evento industrial do estado. Com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues, do prefeito, Bruno Reis e outras autoridades, a iniciativa promete movimentar a economia baiana, até sexta-feira, 29, servindo como vitrine estratégica para pequenos e médios negócios industriais.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, enfatizou o caráter estruturante do evento para a economia estadual. “A INDEX nasce da parceria estratégica entre FIEB e SEBRAE como um grande ecossistema econômico. Conseguimos conectar indústria, comércio e serviços, aproximando-os de autoridades e empresários de todo o Nordeste, criando um ambiente propício ao desenvolvimento econômico sustentável”, destacou.

A cerimônia de abertura contou com a participação de lideranças representativas do setor produtivo regional, incluindo Jorge Khoury (diretor superintendente do Sebrae), Marcos Machado (presidente da Rede Bahia), Kelsor Fernandes (presidente da Fecomércio-BA), Norma Cavalcanti (procuradora-geral de Justiça Adjunta do MP-BA), deputado estadual Roberto Salles (representando a presidência da ALBA), Elias Ramos (diretor de Inovação da Finep) e Humberto Miranda (presidente da FAEB).

Jorge Khoury ressaltou a relevância econômica das pequenas indústrias para o estado. “As micro e pequenas empresas representam 98% dos negócios baianos e desempenham papel fundamental na geração de emprego e renda. A INDEX surge como oportunidade estratégica para capacitar e integrar esses empreendedores aos diversos setores da nossa economia”, afirmou o dirigente do Sebrae-Ba.

A agenda inaugural incluiu rodadas de negócios voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva baiana e o lançamento de duas iniciativas de destaque: o Prêmio Prefeito Empreendedor, reunindo gestores municipais de diferentes regiões do estado, e o Grand Prix SENAI de Inovação, maratona que conecta aproximadamente 40 estudantes de nível técnico a desafios reais do setor empresarial, promovendo integração entre jovens talentos e demandas de mercado. Os participantes têm até às 22h desta quarta-feira para apresentar suas propostas, que serão avaliadas por banca especializada na quinta-feira (28). O Sebrae premiará as três melhores equipes com recursos financeiros e viagem de imersão em inovação ao primeiro colocado.

Credito Jefferson Peixoto_ Coperphoto Sistema FIEB.jpeg
Credito: Jefferson Peixoto/ Coperphoto / Sistema FIEB

Outro marco da programação foi o lançamento da Estação SESI Saúde Conectada, estrutura móvel equipada para teleatendimentos, ampliando o acesso a serviços médicos especializados em diferentes regiões do estado. Segundo o Superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI Bahia, Amélio Miranda, a expectativa é ampliar novas estações até o final do ano, com melhorias incorporadas para alcançar mais trabalhadores que atuam em áreas remotas.

Aconteceram ainda apresentações de diversos talks shows, com cases de empresários que fazem a indústria, como Tia Sônia, Teiú e Ecosmetic. A noite será encerrada com o Prêmio FIEB Indústria Sustentável, que reconhecerá empresas e iniciativas industriais que promovem práticas sustentáveis e inovadoras.

Credito Valter Pontes Coperphoto Sistema FIEB (3).jpeg
Carlos Henrique Passos (FIEB), Amélio Miranda (SESI), Luisa Lima (SESI) e Armando Neto (SESI) | Credito: Valter Pontes / Coperphoto / Sistema FIEB

Confira destaques da programação desta quinta (28):

Fórum ‘Perspectivas e Oportunidades para a Indústria na COP 30’ – 9h às 10h30
Quem: Secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eduardo Sodré; Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, Secretário Adjunto de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Lucas Maciel; Presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos e Diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz;

Prêmio Mulher Sebrae de Negócios – 13h às 18h;

Painel Na Bahia: a revolução de mobilidade elétrica – 14h às 16h
Quem: Vice-presidente sênior da BYD, Alexandre Baldy;

Painel Desafios da Empregabilidade – 15h às 16h
Quem: Gerente do SIMM, Cristiane Thomáz; Presidente da ABRH, Victor Igdal e a Superintendente do IEL, Edineide Lima;

Painel Desafios da Reforma Tributária e Impactos na Indústria – 19h às 21h
Quem: Secretário(a) Extraordinário(a) da Reforma Tributária, Bernard Appy; Secretário Estadual da Fazenda da Bahia, Manoel Vitório e o Diretor Adjunto de Desenvolvimento Industrial – CNI, Mario Sergio Telles;

Desenhando novos caminhos para o vestuário baiano – 19h às 21h
O quê: lançamento do Bahia Têxtil Center: maior complexo de uniforme e fardamento do Norte e Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!