Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Inema emite alerta para chuvas intensas e risco de alagamentos neste fim de semana na Bahia

Foto: André Reis/ASCOM

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Sala de Situação de Monitoramento Ambiental, emitiu, na tarde desta sexta-feira (29), um alerta meteorológico para áreas do litoral da Bahia com previsão de continuidade das chuvas nas próximas 72 horas. O informe destaca maior atenção para municípios das regiões do Baixo Sul e Recôncavo, incluindo a cidade de Salvador, onde há possibilidade de acumulados significativos de precipitação acompanhados por rajadas de vento ao longo do fim de semana.
As condições meteorológicas observadas no estado estão associadas à atuação de um cavado invertido, sistema atmosférico que favorece a formação de nuvens carregadas e mantém o tempo instável principalmente sobre o leste baiano. Segundo a Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP) do Inema, esse padrão atmosférico contribui para a manutenção de céu nublado com ocorrência de chuvas e ventos moderados em diferentes municípios da faixa costeira.
De acordo com o coordenador de Estudos de Clima e Projetos Especiais do Inema, Aldirio Almeida, as áreas de instabilidade atmosférica seguem favorecendo a ocorrência de chuvas ao longo do litoral do estado. A persistência das precipitações pode provocar alagamentos pontuais, elevação do nível de pequenos córregos e riachos, além de possíveis transbordamentos em áreas vulneráveis.
“O alerta também considera o risco de movimentações de massa em locais suscetíveis, especialmente em áreas urbanas com histórico de ocorrência deste tipo. A emissão do alerta ocorre diante da previsão de chuvas frequentes durante o período de validade do boletim, já que além de um cavado, também temos uma frente fria sobre o oceano, na altura do recôncavo baiano”, explica o coordenador.
Já o meteorologista Henrique Mendonça, explica que cavados invertidos são frequentes na faixa leste do Nordeste, onde o escoamento é tipicamente de nordeste/leste/sudeste.
“Cavados são áreas onde a pressão atmosférica é relativamente mais baixa que no entorno, o que favorece a convergência de umidade e consequente manutenção das instabilidades sobre o litoral”, detalha o meteorologista.
Previsão Para o Fim de Semana
A previsão do tempo para o sábado (30) indica continuidade das chuvas no litoral baiano, com possibilidade de rajadas de vento em áreas do Baixo Sul e Recôncavo Baiano, incluindo Salvador e Região Metropolitana. Já no domingo (31), último dia do mês de maio, as instabilidades seguem favorecendo a manutenção de céu nublado e ocorrência de precipitações nestas áreas.
A tendência para a segunda-feira (1º) é de permanência do tempo instável no litoral baiano, com chuvas intercaladas com períodos de abertura de sol.
Enquanto isso, nas regiões oeste e norte do estado, o predomínio segue sendo de tempo mais seco e temperaturas elevadas. Em municípios como Barra e Ibotirama, as máximas podem chegar a 34°C durante o fim de semana. Já em áreas de maior altitude, como Piatã e Vitória da Conquista, as temperaturas permanecem mais amenas, com mínimas previstas entre 14°C e 17°C.
Dados do monitoramento pluviométrico realizado pelo Inema apontam que os maiores acumulados registrados entre as 9h de quinta-feira (28) e as 9h desta sexta-feira (29) ocorreram nos municípios de Simões Filho (10 mm), Wenceslau Guimarães (8,4 mm), Lauro de Freitas (6,8 mm), Cachoeira (5,4 mm) e Salvador (4,9 mm).
A Sala de Situação de Monitoramento Ambiental seguirá acompanhando continuamente as condições meteorológicas e hidrológicas em todo o estado, com emissão periódica de informes voltados à prevenção e ao monitoramento de eventos climáticos extremos na Bahia.
Em caso de emergência, a população deve procurar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e seguir as orientações dos órgãos competentes.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige