Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Inflação oficial de janeiro fica em 0,33% e se mantém dentro da meta

Conta de luz mais barata compensa alta da gasolina

Os preços da conta de luz e da gasolina mediram força em janeiro e fizeram a inflação oficial do mês fechar em 0,33%, mesmo patamar de dezembro. Em janeiro de 2025, o IPCA tinha sido de 0,16%.

Com o resultado, a inflação oficial – medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – acumula 4,44% em 12 meses dentro do limite máximo de tolerância da meta do governo.

A gasolina exerceu a maior pressão de alta, respondendo por 0,10 ponto percentual (p.p.) do índice, enquanto a conta de luz mais barata representou -0,11 p.p.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.

A meta

A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, um intervalo de 1,5% a 4,5%. Desde novembro passado, o IPCA está dentro do limite de tolerância.

Desde o início de 2025, o período de avaliação da meta é referente aos 12 meses imediatamente passados e não apenas o alcançado no fim do ano (dezembro). A meta é considerada descumprida se estourar o intervalo de tolerância por seis meses seguidos.

Instituições financeiras ouvidas pelo Boletim Focus, do Banco Central, estimam que o IPCA deve terminar o ano em 3,97%.

O índice

O IPCA apura o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Ao todos, são coletados preços de 377 subitens (produtos e serviços).

A coleta de preços é feita em dez regiões metropolitanas – Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre – além de Brasília, Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. 

Agência Brasil

Veja também

Guardiola
Guardiola recusa convite para assumir seleção italiana: 'Honrado, mas não me sinto preparado'
O treinador espanhol Pep Guardiola recusou o convite para assumir a seleção italiana, que segue no mercado...
Síria
Guterres pede ajuda internacional para Síria devastada pela guerra
Ele é o primeiro secretário-geral das ONU a visitar o país desde 2009 O secretário-geral da Organização...
vôlei
Vôlei: Brasil vira batalha contra a Itália e avança à final da VNL Feminina
O Brasil está na final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Neste sábado (25), a Seleção Brasileira...
F1
Fórmula 1: Norris lidera último treino do GP da Hungria; Bortoleto fica em 11º
O sábado do GP da Hungria começou com a McLaren na liderança. Lando Norris registrou a melhor volta do...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026