Salvador, 8 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Inovação estudantil transforma rotina de aprendizagem na rede estadual de ensino

Gustavo Rocha, estudante da rede estadual, se destaca desde que iniciou o Ensino Médio no Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado, onde criou o Estudaê, aplicativo voltado para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Agora, cursando a 3ª série no Colégio Estadual de Tempo Integral Teodoro Sampaio, em Santo Amaro, ele segue firme na iniciação científica e se prepara para participar do 16º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT), em Campinas, e da Bahia Model United Nations (BaMUN) 2025, realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), desde 2021.

A plataforma surgiu como uma forma de ajudar seus colegas de escola, a partir da sua percepção sobre as dificuldades com a elaboração da Redação do ENEM e da organização da rotina de estudos. “O Estudaê reúne funcionalidades que facilitam o desenvolvimento acadêmico, com foco nas demandas do Ensino Médio”, afirma o estudante. Entre os recursos estão o corretor de redações, que aceita textos digitados ou digitalizados, e o Caderno Digital, que registra conteúdos e envia alertas automáticos de revisão. As melhorias são feitas com base nas contribuições dos usuários.

Gustavo reconhece o incentivo do governo do estadual em ações como a Feira de Ciências e Tecnologia da Bahia (Feciba) e editais que subsidiam a participação em eventos acadêmicos. “A SEC assegura esse ambiente por meio de políticas que incentivam a inovação e a criação de clubes de ciência”.

Cimille Gabrielle Antunes de Seixas, professora de Biologia do Colégio Estadual de Tempo Integral Teodoro Sampaio, acompanha a evolução do estudante. Ela destaca o papel da iniciação científica no protagonismo juvenil. “O Estudaê é uma inspiração, foi desenvolvido integralmente por ele e vem despertando o interesse de outros alunos em realizar iniciativas semelhantes”. A docente orienta projetos e estimula a participação dos jovens em atividades acadêmicas.

BaMUN

Além da atuação em tecnologia educacional, Gustavo representará a rede estadual na BaMUN, simulação da Organização das Nações Unidas promovida pela SEC. Ele vai integrar, em dezembro, o Comitê Banco Mundial, motivado pelo interesse em debater temas globais e compreender diferentes perspectivas. A participação fortalece habilidades de comunicação, argumentação e negociação, além de promover a troca de experiências entre estudantes de diferentes territórios.

A vice-diretora Naihara Carvalho destaca a iniciação científica como ferramenta essencial para o aprendizado e a formação cidadã dos estudantes. Segundo ela, a pesquisa estimula o pensamento crítico, a curiosidade e a autonomia. “A pesquisa científica é um vetor fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico”, afirma, ao ressaltar o impacto no currículo e na formação integral. Ela acredita que o envolvimento em projetos prepara os jovens para os desafios futuros e amplia o interesse pelo conhecimento. Naihara também cita Gustavo Rocha como exemplo desse protagonismo, pelo desempenho e incentivo aos colegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...
sus
Lula sanciona MP que acelera atendimento de especialistas no SUS
Convertido em lei, programa Agora Tem Especialistas deve ser ampliado O presidente Luiz Inácio Lula da...
congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!
Chico Araújo* PEC da Blindagem (ou bandidagem), dosimetria, isenção de IR, carinhos de Trump para Lula,...
Cristiano-Ronaldo
Cristiano Ronaldo entra para a história como o primeiro bilionário do futebol, revela portal
Cristiano Ronaldo segue quebrando recordes — dentro e fora de campo. De acordo com o site Bloomberg,...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!