Salvador, 31 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Integrantes da Salvamar são campeões em competição de salvamento aquático

Um grupo de salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) integrou a equipe baiana que ficou em primeiro lugar no Sobrasa Rescue, a maior competição de salvamento aquático da América Latina. A 24ª edição do evento esportivo aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, no Ceará.

Além dos integrantes da Salvamar, órgão vinculado à Secretaria de Ordem Pública (Semop) da Prefeitura de Salvador, fizeram parte da equipe baiana bombeiros militares do Grupamento Marítimo (GMar) e civis.

O encontro, promovido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), tem como objetivo estimular a prática de esportes aquáticos e fortalecer as atividades de salvamento aquático, fundamentais na prevenção de afogamentos em todo o Brasil.

Cerca de 500 pessoas participaram de competições, workshops e palestras, para aprimorar técnicas de salvamento, promover a troca de conhecimentos e fortalecer a rede de profissionais da área.

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, destaca a importância do troféu para Salvador e a Bahia. “Chegamos em primeiro lugar, à frente de grupamentos importantes que participaram, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro. Este ano, inclusive, teve até a participação de uma delegação argentina. É importantíssimo a Salvamar participar desses eventos, aprendendo e convivendo com outras instituições de grande porte”, afirma.

Chefe da equipe baiana e salva-vidas há 17 anos, Jader São Pedro conta que a preparação acontece durante todo o ano, com treinos em praias de Itapuã e da Cidade Baixa. “Tivemos seis provas de praia e outras quatro de piscina na competição, então intensificamos os treinos para provas específicas e, nos últimos três meses, nos unimos ao Corpo de Bombeiros”, relata.

Essa é a terceira conquista da equipe baiana na competição. Além do título principal, os salva-vidas baianos trouxeram nove títulos individuais para o estado, com quatro de integrantes da Salvamar, sendo considerados Iron GVs, os Guarda-vidas de Ferro pela Sobrasa. Jader foi o baiano que mais pontuou na faixa etária, com nove medalhas em dez modalidades.

Inspirado no Lifesaving World Championships, uma competição mundial de salvamento aquático, o Sobrasa Rescue foi criado em 1996 no Brasil, consolidando-se ao longo dos anos como um espaço de aprendizado e troca de experiências, reunindo profissionais, estudantes e entusiastas do salvamento aquático. A prática esportiva contribui para a formação de equipes mais preparadas e eficazes, resultando em um impacto direto na segurança das praias e piscinas brasileiras.

Este ano, a Sobrasa foi reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como Confederação Brasileira do Desporto Lifesaving. A expectativa é de que a modalidade se torne um esporte olímpico até 2032.
Fotos: Sobrasa Rescue / Divulgação

Veja também

VIC
Vitoria perde para o Coritiba e termina a rodada próximo do Z-4
No fechamento da 33° rodada o Vitoria não suportou a pressão do Coritiba e perdeu por 2×0, no Couto...
BRT
Evento na orla altera operação do BRT de Salvador no próximo domingo
Em virtude de um evento que será realizado na orla de Salvador neste domingo (01), das 16h às 23h30,...
salvamar_foto_lucas_moura_secom_pms_2
Salvamar reforça efetivo e amplia postos de salva-vidas nas praias de Salvador durante feriadão de Finados
Para o feriadão de Finados, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) contará com...
unnamed (1)
Agora agenciado pela mesma empresa de Vini Jr., Ítalo marca na vitória do Ural e mantém vivo o sonho do acesso na Rússia
O Ural conquistou uma vitória importante na Segunda Divisão do Campeonato Russo ao superar o Chelyabinsk...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos