Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Jerusalém: ataque a tiros em ônibus deixa 6 mortos e mais de 10 feridos

Um ataque a tiros dentro de um ônibus em Jerusalém deixou, nesta segunda-feira (8), ao menos seis mortos e mais de dez feridos, entre eles seis em estado grave, segundo autoridades israelenses e serviços de emergência.

De acordo com a agência Associated Press (AP), dois homens armados entraram no veículo e abriram fogo contra passageiros. A polícia informou que os suspeitos foram “neutralizados” no local.

“Este é o mal que Israel enfrenta. Dois terroristas abriram fogo contra um ônibus em Jerusalém — mirando passageiros, transeuntes, qualquer pessoa ao alcance. A guerra que Israel trava é por todos que se levantam contra o terror”, afirmou o governo Benjamin Netanyahu em publicação na rede social X.

O número de feridos diverge entre autoridades. A polícia fala em 11, o serviço de resgate Magen David Adom menciona 12, e o gabinete de Netanyahu afirma que são “mais de 12”. O ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, confirmou a morte de seis pessoas: um homem de 50 anos, uma mulher na casa dos 50, três homens de aproximadamente 30 anos e uma pessoa que não teve a identidade revelada.

O ataque ocorreu em um cruzamento na entrada norte de Jerusalém, em estrada que leva a assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental, região da Cisjordânia. O episódio acontece dias após a aprovação pelo governo israelense de uma ampla expansão dos assentamentos, medida considerada ilegal pela comunidade internacional e que aumenta tensões com a população palestina.

Vídeos do local mostram correria de dezenas de pessoas, em meio a disparos, próximo a pontos de ônibus lotados no horário de pico. O grupo Hamas, que trava guerra contra Israel desde outubro de 2023 na Faixa de Gaza, elogiou a ação de dois “combatentes da resistência palestina”, mas não reivindicou responsabilidade.

Após o ataque, Netanyahu visitou a área acompanhado de autoridades de segurança, mas não fez pronunciamento público. O Exército israelense informou ter enviado tropas para reforçar a segurança e buscar possíveis cúmplices.

Embora Israel tenha registrado ataques esporádicos nos últimos meses, o último ataque em massa com vítimas fatais ocorreu em outubro de 2024, quando dois palestinos abriram fogo em Tel Aviv, matando sete pessoas. O braço armado do Hamas assumiu a autoria naquela ocasião.

Segundo dados do Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, entre outubro de 2023 e julho de 2025, pelo menos 49 israelenses foram mortos por palestinos em Israel ou na Cisjordânia. No mesmo período, forças e civis israelenses mataram ao menos 968 palestinos nesses territórios.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
iFood e Confederação Nacional do Comércio firmam parceria para ampliar vantagens exclusivas aos trabalhadores em todo o Brasil
Termo de cooperação prevê acesso gratuito a plataformas educacionais do SENAC, capacitação profissional...
Negão Jamaica e dançarinos..
Companhia do Pagode anuncia ensaios e se aquece para o verão
Quem gosta de antecipar o final de semana, já pode começar a se programar! A banda Companhia do Pagode...
image
Exame de imagem auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, que já matou mais de 7.200 pessoas na Bahia em 5 anos
A detecção precoce, que pode ser auxiliada pelos exames de toque retal e PSA, é fundamental Doença que...
@matheusl8
AFROPUNK Brasil reuniu mais de 50 mil pessoas em Salvador, com 19 atrações e anuncia edição no Rio de Janeiro para 2026
Festival encerrou neste domingo no Parque de Exposições de Salvador, com atrações como Coco Jones, Tems,...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!