Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas no Brasil, atrás apenas do resfriado comum

A lombalgia – dor localizada na região inferior das costas – é a segunda principal causa de procura por atendimento médico no Brasil, ficando atrás apenas do resfriado comum. O dado foi compartilhado recentemente no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, realizado em Salvador. Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial apresentem dor lombar em algum momento da vida, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. A boa notícia é que, na maioria dos casos, há resolução espontânea e somente 5% das pessoas continuam com sintomas por meses, evoluindo para lombalgia crônica, o que pode levar a um quadro de incapacidade.

De acordo com o reumatologista da Novaimuno, Bernardo Dultra, a lombalgia é um problema multifatorial. “As causas mais comuns incluem má postura, sedentarismo, sobrecarga física e alterações degenerativas da coluna. Em muitos casos, a dor persiste por mais de três meses, caracterizando a lombalgia crônica, impactando diretamente a qualidade de vida e a capacidade funcional dos pacientes, demandando uma abordagem ainda mais específica e cuidadosa”, explica. Ainda segundo o especialista, a faixa etária mais afetada varia dos 30 aos 50 anos, embora o problema possa atingir pessoas mais jovens ou mais velhas, especialmente quando há predisposição genética ou hábitos prejudiciais.

Os sintomas vão além da dor lombar constante. “Alguns pacientes relatam rigidez ao acordar, dificuldade para ficar muito tempo sentado ou em pé, e até irradiação da dor para as pernas, o que pode indicar comprometimento de nervos”, afirma Bernardo Dultra. O reumatologista destaca que, quando não tratada adequadamente, a lombalgia pode se tornar incapacitante, levando a afastamentos do trabalho e comprometimento das atividades diárias.

Por isso, o papel do reumatologista é fundamental no diagnóstico preciso e no planejamento do tratamento individualizado. “Nosso objetivo é não só aliviar os sintomas, mas identificar a origem da dor e atuar preventivamente para evitar recidivas. Em casos crônicos, o acompanhamento regular e interdisciplinar é essencial”, finaliza Bernardo Dultra. A orientação é que pessoas que apresentem dores lombares frequentes ou persistentes busquem avaliação médica o quanto antes.

Grupo CITA

O Grupo CITA – Centros Integrados de Terapia Assistida é uma holding de clínicas especializadas no cuidado de doenças raras e autoimunes. Nossa missão é cuidar da saúde das pessoas e das pessoas da saúde, oferecendo um atendimento humanizado e integral, com suporte interdisciplinar que abrange prevenção, diagnóstico e tratamento.

Com uma equipe altamente qualificada e presença nas cidades de São Paulo e Salvador, o grupo se destaca pelos altos padrões de qualidade, excelência em gestão e segurança no atendimento médico, contando com selos de certificação e acreditação ONA.

Na capital paulista, integra o Grupo CITA a clínica EV CITI, e em Salvador, as unidades Novaimuno, IBIS e Cliagen. Atuando em especialidades como Reumatologia, Dermatologia, Neurologia, Gastroenterologia e Alergologia, o Grupo CITA reafirma seu propósito de transformar a experiência em saúde, unindo ciência, inovação e acolhimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Anceloti
Copa: Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
Seleção estreia no Mundial diante de Marrocos no dia 13 de junho O técnico italiano Carlo Ancelotti afirmou...
Copa do mundo
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontece nesta sexta; Brasil será cabeça de chave
Faltam 189 dias para a Copa do Mundo de 2026. E o sorteio da fase de grupos da competição será realizado...
travessia
Bom fluxo de passageiros na Travessia Salvador–Morro de São Paulo nesta quinta-feira (4)
A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (ASTRAMAB) informa que a Travessia Salvador–Morro...
unnamed (2)
Mais exposição, mais cuidados: como manter os pés saudáveis durante os dias quentes
Altas temperaturas pedem atenção redobrada com hidratação, conforto e prevenção de frieiras Com a chegada...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar