Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Lula e Bolsonaro empatariam em 1º turno de eleição, Paraná Pesquisas

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Paraná Pesquisas aponta um cenário de equilíbrio entre os principais nomes testados para a disputa presidencial de 2026.

O estudo, realizado entre os dias 17 e 21 de agosto de 2025 por meio de entrevistas pessoais, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados no primeiro turno. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.

Segundo os dados, 35,2% dos entrevistados afirmaram que votariam em Bolsonaro, enquanto 34,8% disseram que escolheriam Lula, diferença que não chega a um ponto percentual. O recorte regional mostra que o petista lidera no Nordeste, com 45,6% contra 28,1% do ex-presidente. Já no Sul, o cenário se inverte: Bolsonaro aparece com 41,4%, enquanto Lula marca 23,8%.

Apesar de estar inelegível até 2030, Bolsonaro foi incluído na simulação. O levantamento também testou cenários sem a participação do ex-presidente. Nessas hipóteses, Lula aparece numericamente à frente no primeiro turno. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o atual presidente teria 35,1% das intenções de voto, frente a 28,9% dela. Em disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula também mantém 35,1%, enquanto o paulista soma 24,5%.

No entanto, nas projeções de segundo turno, o cenário se torna mais desfavorável ao presidente. Contra Jair Bolsonaro, Lula aparece atrás: o ex-presidente teria 44,4% dos votos, contra 41,5% do petista. Em disputa com Michelle Bolsonaro, o resultado também é negativo para o presidente: a ex-primeira-dama venceria com 43,4% contra 42,3%. Já em um cenário contra Tarcísio de Freitas, o levantamento registra empate numérico, com 41,9% para cada um.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Miguel
Morre Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Juniors, aos 69 anos
O técnico argentino Miguel Ángel Russo, do Boca Juniors, morreu nesta quarta-feira (8), aos 69 anos,...
image002 (1)
Dia das Crianças: como envolver os pequenos na economia doméstica
Ensinar as crianças sobre como lidar com o dinheiro é um presente para a vida toda O Dia das Crianças,...
vacina covid
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
País publicou primeiro artigo científico sobre testes de segurança O Brasil está prestes a ter uma vacina...
unnamed (1)
Revelado pelo Coritiba, Guilherme Biro completa 5 anos de estreia profissional: “Sonho realizado”
No último sábado (4), uma data marcante na carreira de Guilherme Biro completou 5 anos. Então uma jovem...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!