Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Lula e Bolsonaro empatariam em 1º turno de eleição, Paraná Pesquisas

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Paraná Pesquisas aponta um cenário de equilíbrio entre os principais nomes testados para a disputa presidencial de 2026.

O estudo, realizado entre os dias 17 e 21 de agosto de 2025 por meio de entrevistas pessoais, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados no primeiro turno. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.

Segundo os dados, 35,2% dos entrevistados afirmaram que votariam em Bolsonaro, enquanto 34,8% disseram que escolheriam Lula, diferença que não chega a um ponto percentual. O recorte regional mostra que o petista lidera no Nordeste, com 45,6% contra 28,1% do ex-presidente. Já no Sul, o cenário se inverte: Bolsonaro aparece com 41,4%, enquanto Lula marca 23,8%.

Apesar de estar inelegível até 2030, Bolsonaro foi incluído na simulação. O levantamento também testou cenários sem a participação do ex-presidente. Nessas hipóteses, Lula aparece numericamente à frente no primeiro turno. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o atual presidente teria 35,1% das intenções de voto, frente a 28,9% dela. Em disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula também mantém 35,1%, enquanto o paulista soma 24,5%.

No entanto, nas projeções de segundo turno, o cenário se torna mais desfavorável ao presidente. Contra Jair Bolsonaro, Lula aparece atrás: o ex-presidente teria 44,4% dos votos, contra 41,5% do petista. Em disputa com Michelle Bolsonaro, o resultado também é negativo para o presidente: a ex-primeira-dama venceria com 43,4% contra 42,3%. Já em um cenário contra Tarcísio de Freitas, o levantamento registra empate numérico, com 41,9% para cada um.

Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar