Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Mais de 10 mil usuários já foram abordados por uso incorreto de patinetes elétricos em Salvador

Buscando garantir a segurança de usuários, pedestres e motoristas, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), tem reforçado as ações de fiscalização para coibir o uso incorreto dos patinetes elétricos em Salvador. Em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a JET, empresa credenciada para prestar o serviço na cidade, a pasta tem realizado ações de fiscalização em diversos pontos da cidade.

Ao todo, 431 mil viagens foram realizadas e mais de 10 mil abordagens já foram aplicadas por uso inadequado do equipamento. “A grande maioria dos usuários faz o uso correto. Com aqueles que são flagrados desrespeitando as normas, temos adotado as sanções legais”, destacou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza. “Já banimos mais de 2 mil usuários da plataforma por condutas inadequadas”, explicou.

Conforme estipulado no credenciamento municipal, a empresa mantém uma equipe permanente de fiscalização que circula diariamente na cidade, especialmente nas áreas de maior demanda. A cidade de Salvador foi pioneira em adotar esta medida como forma de promover a segurança de todos. Além disso, reduções de velocidade são aplicadas em áreas de intenso fluxo de pedestres.

No último sábado (13), a Semob, em parceria com a JET e a GCM, realizou uma ação de fiscalização na orla da Boca do Rio. Na situação, três pessoas foram flagradas utilizando o equipamento em dupla. “Geralmente são pais que dividem o equipamento com seus filhos. Nós entendemos que é um anseio das crianças, mas é um exemplo ruim para quem compartilha na sociedade o papel de educar”, contou Pablo Souza.

Regras – O Decreto nº 40.301/2025, que estabelece as diretrizes para a circulação e utilização dos equipamentos na cidade, foi publicado em julho deste ano. Entre as regras estabelecidas estão a proibição do uso por mais de uma pessoa simultaneamente, além de ser proibida a utilização destes equipamentos por menores de 18 anos.

A empresa realiza também escolinhas de condução para os usuários, orientando sobre o uso do equipamento, assim como as regras de utilização. “Durante esses encontros, os usuários são orientados sobre as regras de utilização e circulação do equipamento, visando garantir a própria segurança e a dos demais transeuntes”, explica Guillermo Petzhold, assessor especial da Semob.

Desde o início da operação, já foram realizadas 91 escolas de condução que capacitaram mais de 5,4 mil pessoas. As escolas são realizadas todos os finais de semana, tendo como pontos fixos a Av. Magalhães Neto e o Jardim dos Namorados, ambos no domingo.

A empresa JET é responsável pela operação do equipamento em Salvador desde janeiro desde ano. Atualmente, a cidade já conta com 938 equipamentos em operação, e mais de 132 mil usuários estão cadastrados na plataforma. Em oito meses de operação, 260 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar