Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Mendes suspende julgamento de governador do Acre no STJ por 15 dias

Gladson Cameli está afastado do cargo por suspeita de corrupção
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu por no mínimo 15 dias o andamento de uma ação penal no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador do Acre, Gladson Cameli, que já se encontra afastado do cargo por suspeita de corrupção.

O processo que pode resultar na cassação do governador estava pautado para ser julgado nesta quarta-feira (19) na Corte Especial do STJ. A suspensão tem como objetivo garantir a ampla defesa e o contraditório, afirmou Mendes.

Ao suspender a tramitação do caso, Mendes atendeu a pedido da defesa, que alegou não ter tido acesso aos formulários de acesso a dois Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e utilizados na investigação.

A relatora do caso no STJ, ministra Nancy Andrighi, já havia negado a suspensão pelo mesmo motivo, por não ver prejuízo à defesa, motivo pelo qual os advogados recorreram ao Supremo.

Para Mendes, o governador tem razão ao afirmar prejuízo à defesa por falta de acesso aos formulários. O ministro observou que o Supremo já decidiu, em tese de repercussão geral, que o compartilhamento de relatórios do Coaf depende de comunicação formal por meio de sistema específico, de modo que permita a identificação do solicitante e o motivo do acesso aos dados.

A decisão do Supremo tem como objetivo, por exemplo, coibir a chamada “pesca probatória”, em que investigadores acessam dados de alvos específicas sem justificativa clara, frisou o ministro.
Agência Brasil

Veja também

eleição
Confira a agenda dos presidenciáveis nesta terça-feira (8)
Estão previstas entrevistas, reuniões e visitas técnicas A agenda dos presidenciáveis nesta terça-feira...
vasco
Vasco vai à final e decide título do Feminino A2 contra Itabirito
Dono da melhor campanha, Cruzmaltino goleia Atlético-PI mais uma vez Dono da melhor campanha da Série...
vitória
Vitória se afasta do Z-4 e mantém Grêmio ameaçado no Brasileirão
Leão triunfa em casa e abre sete pontos para a zona de rebaixamento Em confronto direto para se distanciar...
paraciclismo
Brasil encerra Mundial de paraciclismo de estrada com cinco medalhas
Destaque para bronzes de Victoria Barbosa e a prata de Jady Malavazzi O Brasil finalizou o Campeonato...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige