Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Mestre Balão lança livro sobre os benefícios da Capoeira para o desenvolvimento de crianças e jovens

Obra é fruto de uma pesquisa realizada em um projeto social em Camaçari

Conhecido como mestre Balão, Ricardo Santos Carvalho lança no dia 29 de janeiro, às 19h, o seu primeiro livro. Com o título ‘Capoeiragem Mirim e a Educação Holística – Um estudo de caso sobre educação na Capoeira’, a obra é fruto de uma pesquisa realizada com cerca de 100 crianças e adolescentes em vulnerabilidade durante a atuação do projeto social Capoeiragem Mirim em Camaçari, em 2022.

O lançamento do livro fará parte da programação do 11º Festival Internacional de Capoeiragem, que é realizado bianualmente na Bahia e é consolidado como um dos mais importantes encontros dedicados à valorização e difusão da Capoeira no mundo. O evento será no Pátio Ordem Terceira (POT), no Pelourinho. A pré-venda do livro já está disponível através do WhatsApp (71)982435434.

O projeto de Capoeira, realizado através do Instituto CTE Capoeiragem, que tem mestre Balão como presidente, possibilitou a observação dos alunos antes, durante e depois do período de aulas. “A partir de dados e evidências estatísticas, o livro busca demonstrar como a arte/luta, dentro de uma abordagem holística sobre a Capoeira, pode transformar vidas”, diz o professor e agora escritor.

Mestre Balão acrescenta que o livro é um chamado à gestão pública e à iniciativa privada para o entendimento da Capoeira como política educacional estratégica e investimento em futuro. O projeto Capoeiragem Mirim acontece desde 1994 e surgiu na comunidade do Bate Facho, hoje tendo diversos núcleos de atuação na Bahia. Mais de 10 mil crianças e jovens já passaram por ele. Ricardo é formado em engenharia civil, encontrou na Capoeira sua verdadeira vocação e ensina essa arte há 35 anos.

Sobre o Capoeiragem Mirim

O Capoeiragem Mirim nasceu em 1994, na comunidade do Bate Facho, e se tornou um Programa Social. De lá para cá, mais de 10 mil crianças e jovens já passaram pela iniciativa. Atualmente, há ex-alunos atuando como professores de Capoeira em diferentes estados do Brasil e fora do país. Além do núcleo Bate Facho, outros núcleos na cidade também estão em atuação, beneficiando um total de quase 200 crianças e jovens.

Serviço

Livro Capoeiragem Mirim e a Educação Holística – Um estudo de caso sobre educação na Capoeira

Pré-venda: Já disponível através do WhatsApp (71) 982435434

Lançamento: 29 de janeiro, às 19h, no 11º Festival Internacional de Capoeiragem, no Pátio Ordem Terceira (POT), Pelourinho.

Veja também

Chuva-SP
SP: chegada de frente fria amplia nível de alerta da Defesa Civil
Gabinete de Crise é criado para acompanhar desdobramento das chuvas A Defesa Civil de São Paulo instalará...
27_12_2025_Salvador_Acolhe_no_Festival-Virada_Foto_Camile_Barreto_Secom_PMS-9
Construído pela Prefeitura, pacto garante comida e transporte a trabalhadores do Carnaval; ações já foram vistas no Festival Virada
Há dois meses, a Prefeitura de Salvador assinou um pacto com outros entes do poder público para ampliar...
motoboys
Mussurunga: motoboys realizam protesto e prometem greve de entregadores
Motoboys realizam, na manhã desta segunda-feira (19), um protesto nas imediações da Estação Mussurunga....
unnamed (2)
Natura Aura Alba é eleito o melhor perfume feminino do Brasil no Fragrantica Awards 2025
Além de Aura Alba, a fragrância Essencial Sentir masculina também foi destaque no ranking especializado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar