Salvador, 29 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

“Meu momento já foi”: Neymar confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Neymar confirmou que não voltará a defender a Seleção Brasileira. A declaração foi dada na noite da última terça-feira (28), após a vitória do Santos por 4 a 2 sobre a Universidad Central, da Venezuela, pela Copa Sul-Americana.

Na zona mista da Vila Belmiro, o camisa 10 afirmou que seu ciclo com a Amarelinha chegou ao fim. A decisão foi anunciada pouco mais de três semanas depois da eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

“Meu momento na Seleção Brasileira já foi. Fiz história, fui muito feliz, dei meu sangue, minha vida, sempre briguei e lutei pela Amarelinha, mas eu acho que não quero mais, não”, declarou.

A última partida de Neymar pela Seleção foi a derrota por 2 a 1 para a Noruega, no dia 5 de julho, pelas oitavas de final do Mundial. Erling Haaland marcou os dois gols da equipe europeia, enquanto o atacante brasileiro descontou em cobrança de pênalti nos acréscimos.

Após o apito final, Neymar já havia indicado que poderia ter realizado seu último jogo pelo Brasil, mas ainda não havia confirmado oficialmente a aposentadoria da equipe nacional.

NÚMEROS PELA SELEÇÃO
Neymar encerra a trajetória pela Seleção Brasileira com 80 gols e 58 assistências em 130 partidas. O atacante deixa a equipe como o maior artilheiro da história do país nas contas da Fifa.

O único título conquistado pelo jogador com a Seleção principal foi a Copa das Confederações de 2013. Neymar também liderou o Brasil na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, competição disputada por uma equipe sub-23, com a presença de atletas acima da idade permitida.

O camisa 10 disputou quatro edições da Copa do Mundo: 2014, 2018, 2022 e 2026. Ao todo, marcou nove gols e entrou no grupo dos três maiores artilheiros brasileiros da história do torneio.

Na edição de 2026, Neymar entrou em campo diante da Escócia, pela fase de grupos, e contra a Noruega, nas oitavas de final.

No duelo de despedida, o atacante marcou de pênalti nos acréscimos, discutiu com o goleiro Ørjan Nyland e deixou o gramado chorando após mais uma eliminação brasileira no mata-mata do Mundial.

Neymar também chegou a 14 partidas disputadas em Copas do Mundo, mesmo número de Pelé, Gilmar e Leão.

Bahia Notícias

Veja também

PM
Nazaré: operação conjunta destrói acampamento de facção criminosa
Uma ação integrada entre as Polícias Militar e Civil desarticulou, na tarde desta terça-feira (28), um...
Furto
Boca do Rio: homem é flagrado furtando caminhão do Mercado Livre
Na manhã desta quarta-feira (29), um homem foi flagrado furtando mercadorias de um veículo de entregas...
LGBT
Grupo Arco-Íris denuncia apagamento LGBTI+ nos dados policiais do Rio
Estado não enviou informações ao Anuário de Segurança Pública O Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ (GAI)...
stf
Defesa diz que Bolsonaro não autorizou uso de vídeo de IA em convenção
Ex-presidente ressalta que os filhos sempre usaram a imagem dele A defesa de Jair Bolsonaro afirmou nesta...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026