Salvador, 25 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Moinho do Porto de Ilhéus terá infraestrutura ampliada

Foto: Flavia Maciel

As obras de recuperação da estrutura do Moinho do Porto de Ilhéus seguem avançando. Além da reforma da estrutura existente, a área que integra o complexo Portuário administrado pela Autoridade Portuária Federal – CODEBA, será ampliada para atender à futura demanda da Jav Indústria de Alimentos, do Grupo Maratá, empresa arrendatária do espaço.

O presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, visitou o prédio que tem mais de trinta anos de construção e vistoriou as obras de recuperação do moinho que estava inativo há mais de dezessete anos. “O moinho retornará não apenas com sua capacidade original, mas também com a ampliação de mais seis silos. Esse é um investimento determinante para o ganho de produtividade, de qualidade de vida e de escoamento da produção, com impacto em todo o Sul da Bahia”, destaca.

O engenheiro responsável pela obra, Vinícius Ferraz, explica que a obra envolve 110 trabalhadores, cerca de 70 com contrato direto. Ele lembra que o prédio apresentava alguns sinais de depredação, mas maior desafio vem sendo recuperar as áreas afetadas pela maresia

“A gente tem trabalhado na reparação dos silos, de fachada e de alguns ferros que já estão à amostra. A nossa prioridade foi mexer na cobertura, demolir o que não será utilizado e fazer a reparação da laje para iniciar o trabalho com a estrutura metálica, cobrir e fechar”, detalha ao explicar que as constantes chuvas vêm impactando no cronograma da obra. “Esses dois últimos meses foram de muita chuva e as nossas estruturas são fora do prédio, então isso atrasou bastante”, revela o engenheiro Vinícius Ferraz.

Chegada dos equipamentos

Os equipamentos, que integram sistemas essenciais do processo de moagem de trigo, já foram desembarcados em Ilhéus. A movimentação confirma que o investimento de aproximadamente R$ 120 milhões já está em andamento e avançando para a fase operacional. A reativação do Moinho reforça o papel estratégico do Porto de Ilhéus no desenvolvimento econômico da região, ampliando oportunidades e atraindo novos negócios para o sul da Bahia

Veja também

vôlei
Vôlei: Brasil vira batalha contra a Itália e avança à final da VNL Feminina
O Brasil está na final da Liga das Nações Feminina de Vôlei (VNL). Neste sábado (25), a Seleção Brasileira...
F1
Fórmula 1: Norris lidera último treino do GP da Hungria; Bortoleto fica em 11º
O sábado do GP da Hungria começou com a McLaren na liderança. Lando Norris registrou a melhor volta do...
Jornalistas
Rede de Jornalistas Pretos oferece formação em segurança digital
Seleção priorizará negras, indígenas e comunidades tradicionais As inscrições para a segunda edição da...
Curso-Fotovoltaico-Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-2 (1)
Prefeitura segue com inscrições abertas para curso gratuito de Montador de Sistema Fotovoltaico
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026