Salvador, 21 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Moraes assina carta para intimar Paulo Figueiredo nos Estados Unidos

Ele foi denunciado pela PGR no inquérito do tarifaço
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), assinou nesta sexta-feira (24) uma carta rogatória para que o blogueiro Paulo Figueiredo seja intimado nos Estados Unidos.

O procedimento foi adotado porque Figueiredo é residente permanente nos Estados Unidos há dez anos e precisa ser informado pessoalmente sobre a denúncia na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) o acusa do crime de coação no curso do processo no inquérito do tarifaço contra as exportações brasileiras. Paulo Figueiredo é neto do ex-presidente da ditadura João Figueiredo.

Na carta, Moraes informou aos Estados Unidos que o acusado deve apresentar defesa no prazo de 15 dias após o recebimento da notificação.

“O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário do Brasil, faz saber aos Estados Unidos da América que tramitam nesta Corte os autos do processo em epígrafe”, diz trecho da carta.

A carta rogatória é um procedimento demorado de notificação e deve passar pelas diplomacias do Brasil e Estados Unidos. Além disso, ainda depende da atuação do Judiciário norte-americano.

Denúncia
Paulo Figueiredo e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram denunciados ao Supremo pelo crime de coação no curso do processo. Ambos estão nos Estados Unidos e foram investigados no inquérito que apurou a participação deles na promoção do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil e de sanções contra integrantes do governo federal e do Supremo.

Na denúncia apresentada ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que Eduardo e Figueiredo ajudaram a promover “graves sanções” contra o Brasil para demover o Supremo a não condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro pela trama golpista, o que ocorreu em julgamento realizado em setembro.

Em nota conjunta divulgada após a denúncia, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo desqualificaram a denúncia da PGR e reafirmaram que vão continuar atuando com “parceiros internacionais” para que novas sanções sejam aplicadas a autoridades brasileiras.
Agência Brasil

Veja também

Chef Ricardo Silva e Luciana Mastique - Foto Gabriel Brawne
Restaurante Silva Cozinha anuncia mudança do Rio Vermelho
Operação no bairro se encerra no dia 1º de fevereiro, com tradicional homenagem a Iemanjá Após quase...
Morar Melhor_São João do Cabrito_20012026_Betto Jr Secom PMS (3)
São João do Cabrito recebe 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor
Cem casas que apresentavam problemas estruturais em São João do Cabrito, Subúrbio Ferroviário, foram...
DJ JERÔNIMO SODRÉ
DJ Jerônimo Sodré, Fael Primeiro, Nenel Capinan, Jorginho Barbosa e DJ Nate Monaco comandam a semana no Uthopya – Clube RV
Programação reúne música autoral, pesquisa sonora e cultura eletrônica no Rio Vermelho A semana no Uthopya...
unnamed (1)
Capitão do Náutico, Vinícius valoriza trajetória no clube e celebra goleada no clássico contra o Sport
Referência dentro e fora de campo, o atacante Vinícius vive mais um momento marcante com a camisa alvirrubra....

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar