Salvador, 5 de novembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Morre aos 92 anos Nilton Nogueira, histórico narrador esportivo do rádio baiano

Um dos nomes históricos da narração esportiva na Bahia, Nilton Nogueira morreu nesta segunda-feira (21), aos 92 anos. Conhecido no meio radiofônico como “Nogueirinha”, o comunicador teve trajetória marcada principalmente pela cobertura do futebol baiano. A informação foi divulgada pela Rádio Sociedade da Bahia, e confirmada pelo Bahia Notícias.

A morte ocorreu em decorrência de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

A relação de Nilton com o rádio começou ainda na década de 1950. Em 1957, ele passou a trabalhar na Rádio Sociedade da Bahia como rádio escuta. A oportunidade diante do microfone veio pouco depois: em 1959, realizou sua primeira transmissão de futebol pela Rádio Cultura da Bahia.

Ao longo dos anos, também integrou a equipe da Excelsior da Bahia e voltou a construir parte importante de sua carreira na Rádio Sociedade.

Foi justamente nas transmissões esportivas que Nogueira se tornou conhecido do público. Seu estilo de narração seguia uma linha mais tradicional, com forte atenção à descrição dos lances e à emoção dos jogos.

Entre as frases que ficaram associadas ao narrador está o bordão utilizado nas coberturas do clássico Ba-Vi: “O clássico da Bahia que o Brasil consagrou.”

Na década de 1980, Nilton Nogueira comandou a equipe esportiva da Rádio Sociedade em um dos períodos mais lembrados da emissora na cobertura do futebol local.

A família ainda não divulgou os detalhes do velório e do sepultamento. As informações sobre horário e local devem ser anunciadas posteriormente.

Bahia Notícias

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 15.42
SSP registra em Camaçari primeira prisão por Reconhecimento Facial através de equipamento privado conectado ao Câmera Interativa
Pouco mais de 1.000 câmeras de empresas privadas estão conectadas ao Centro de Operações e Inteligência...
Semiárido (23)
Inema emite alerta para rajadas de vento de até 70 km/h no litoral da Bahia até sexta-feira (6)
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu, no final da manhã desta terça-feira...
WhatsApp-Image-2026-09-01-at-10.25
Sema realiza capacitação sobre manejo seguro do peixe-leão no Extremo Sul da Bahia em novembro
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), por meio do Programa de Gerenciamento Costeiro...
Missão-China-Visita-Escola-Foto-Mirelle-Lima (4)
Missão China: Comitiva de Camaçari conhece experiência educacional em visita à Escola Yadi
A comitiva da Prefeitura de Camaçari, liderada pelo prefeito Luiz Caetano, realizou, na noite desta terça-feira...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos