Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Morre Gaël Da Silva, ex-ginasta olímpico francês, aos 41 anos em acidente de trânsito

A ginástica francesa perdeu nesta semana Gaël Da Silva, ex-atleta da seleção da França e conhecido no meio esportivo como “Gaou”. Ele morreu aos 41 anos após um acidente de trânsito ocorrido na última terça-feira (26), deixandoa esposa, Camille, e três filhos: Hugo, Jules e Lou.

Informações do jornal L’Équipe, apontaram que Da Silva havia sido visto poucos dias antes durante o Campeonato Francês por Equipes, realizado em Amiens, antes da tragédia.

Nascido em Vaulx-en-Velin, em 1984, o francês ficou marcado por ter voltado ao alto rendimento após ter sofrido um grave acidente de trânsito. Em 2004, quando ainda buscava se firmar na modalidade, ele foi atingido por um carro enquanto pilotava uma motocicleta. O episódio quase tirou sua vida e exigiu uma longa recuperação, com cirurgias na perna direita e um novo processo para reaprender a andar.

O retorno aos treinos foi gradual. Da Silva saiu da cadeira de rodas até recuperar espaço na seleção francesa. A tentativa de chegar aos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 acabou interrompida por uma ruptura no ligamento cruzado anterior, mas o objetivo olímpico foi alcançado quatro anos depois.

Em 2012, Gaël Da Silva viveu o principal ano da carreira. Primeiro, conquistou a medalha de bronze no solo no Campeonato Europeu de Montpellier. Depois, representou a França nos Jogos Olímpicos de Londres, onde a equipe terminou na oitava colocação. Na disputa individual do solo, o ginasta ficou em décimo lugar nas classificatórias.

Antes da participação olímpica, Da Silva também havia integrado a seleção francesa no Campeonato Mundial de 2010, em Rotterdam. Na ocasião, ajudou a França a terminar a competição por equipes na quinta posição.

Fora das competições, o ex-ginasta seguia ligado ao esporte. Mais recentemente, passava por um processo de requalificação profissional e atuava como representante técnico de vendas da Gymnova, empresa ligada a equipamentos de ginástica. Um dos seus filhos, Jules, de 9 anos, também praticava a modalidade.

Bahia Notícias

Veja também

Joá SouzaGOVBA (1)
Desfile cívico-militar marca celebração dos 204 anos da Independência do Brasil em Salvador
Programação reúne representantes das forças de segurança, estudantes e representantes da sociedade civil...
Desfile de 7 de Setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Programação do Dia da Independência contou com desfile cívico-militar e blocos temáticos sobre soberania...
larissa-cruz-morata-foi-encontrada-morta-na-casa-em-que-morava-com-o-marido-o-policial-militar-vinicius-costa-silva-em-embu-das-artes-1788791461119_v2_1136x956
Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes
Larissa Morata, mulher do PM, morreu com um tiro na cabeça A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta segunda-feira...
corinthians_-_brasileirao_feminino
Brasileiro Feminino: Corinthians vai às semifinais e enfrenta o Bahia
Brabas superam Cruzeiro e mantém vivo sonho do oitavo título nacional O Corinthians, pela décima vez...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige