Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Museu do Mar Aleixo Belov presente em conferência internacional de museus no Chile

Apenas duas instituições brasileiras participaram do encontro em Valparaíso

O Museu do Mar Aleixo Belov (MMAB), com sede em Salvador (BA), participou entre os dias 27 e 29 de outubro do workshop “Encuentros”, em Valparaíso, no Chile, evento que reúne os principais museus marítimos ou relacionados ao mar das Américas. A diretora executiva do MMAB, Larissa Nabuco, palestrou no encontro que aconteceu no Museu Marítimo Nacional (MMN) e que teve como objetivo criar um espaço único para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre esses museus. O MMAB juntamente com o Museu Naval do Rio de Janeiro, ligado à Marinha do Brasil, foram os únicos representantes do país no workshop. O “Encuentros” foi promovido pela International Congress of Maritime Museums (ICMM), financiado pela Lloyd’s Register Foundation (LRF), e recebeu durante os três dias de eventos representantes de instituições do México, Costa Rica, Panamá, Curaçao, Colômbia, Equador, Brasil, Peru, Uruguai, Argentina e Chile.

Desde julho de 2025, o Museu do Mar Aleixo Belov passou a integrar o ICMM que conta com mais de 230 membros em todo o mundo e, como avalia a diretora executiva, esse foi mais um passo para dar a visibilidade que o espaço merece. “Foi um momento de muitas trocas de experiências e debates sobre como superar os desafios que nós como gestores encontramos. O MMAB é um museu jovem, estamos completando quatro anos em dezembro, mas contamos com um variado acervo oriundo, em sua maioria, das viagens de Aleixo e que não fica atrás de nenhum espaço mais antigo que o nosso”, comenta Larissa. Ela ressaltou que por já ter nascido em uma era digital, o Museu do Mar conta com atividades interativas que atraem o público jovem, estimula os adultos e gera curiosidade aos mais idosos.

Além da intensa troca, os convidados participaram de atividades turísticas e culturais pela cidade portuária e de Viña del Mar, como a localização do “Muelle 1825”, na Plaza Sotomayor; o Muelle Prat, com um tour pela baía de Valparaíso; e o relógio de flores de Viña del Mar, entre outros passeios e atividades.

Museu do Mar Aleixo Belov

Criado em 2019 pelo empresário e velejador, Aleixo Belov, o Museu do Mar fica no centro histórico de Salvador (BA), em um prédio tombado, e conta com vasto acervo incluindo o veleiro Três Marias projetado por Aleixo e com o qual deu três voltas ao mundo em solitário, sendo o primeiro brasileiro a realizar esse feito. O espaço é um ambiente vivo das viagens do velejador que já deu cinco voltas ao mundo, foi o primeiro barco brasileiro (veleiro Fraternidade) a realizar a Passagem do Noroeste, no Oceano Ártico, e o primeiro veleiro das Américas a realizar a Passagem do Nordeste, costa norte da Sibéria.

Museu do Mar Aleixo Belov
Largo de Santo Antônio Além do Carmo, 2, Santo Antônio Além do Carmo – Salvador (BA)
De terça a domingo | 10h às 18h
museudomaraleixobelov.org.br/
Instagram: /museudomar.aleixobelov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
iFood e Confederação Nacional do Comércio firmam parceria para ampliar vantagens exclusivas aos trabalhadores em todo o Brasil
Termo de cooperação prevê acesso gratuito a plataformas educacionais do SENAC, capacitação profissional...
Negão Jamaica e dançarinos..
Companhia do Pagode anuncia ensaios e se aquece para o verão
Quem gosta de antecipar o final de semana, já pode começar a se programar! A banda Companhia do Pagode...
image
Exame de imagem auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, que já matou mais de 7.200 pessoas na Bahia em 5 anos
A detecção precoce, que pode ser auxiliada pelos exames de toque retal e PSA, é fundamental Doença que...
@matheusl8
AFROPUNK Brasil reuniu mais de 50 mil pessoas em Salvador, com 19 atrações e anuncia edição no Rio de Janeiro para 2026
Festival encerrou neste domingo no Parque de Exposições de Salvador, com atrações como Coco Jones, Tems,...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!