Salvador, 11 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Nadador baiano apoiado pelo bolsa atleta conquista quatro medalhas em torneio Sul-Americano

Aos 14 anos, Felipe Viana volta dos Jogos Escolares Sul-Americanos 2025 com dois ouros, uma prata e um bronze
Único representante da Bahia nos Jogos Escolares Sul-Americanos 2025, o nadador Felipe Viana voltou do torneio com quatro medalhas: duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Apoiado pelo programa Bolsa Atleta, do SESI Bahia, o jovem, que faz parte da seleção brasileira escolar de natação, foi premiado em quatro das cinco provas que disputou.

A competição aconteceu entre 30 de novembro e 7 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. O estudante baiano foi ouro nos revezamentos 4x50m medley e 4x50m livre; prata na prova de 50m livre e bronze nos 100m livre. Ele também ficou em quinto lugar nos 50m costas.

Esta foi a primeira convocação do jovem atleta para a integrar a seleção brasileira em uma competição internacional. “Saio dessa competição com um saldo bem positivo. Foram cinco provas disputadas e quatro medalhas, sendo duas de ouro. Estou muito feliz com meus resultados e espero que as próximas oportunidades sejam melhores ainda”, celebra Felipe.

egundo ele, o apoio do Bolsa Atleta tem sido importante para o preparo e planejamento. “Natação é um esporte caro, então esse incentivo contribui para compra de material de treinamento e viagens, por exemplo”.

O pai de Felipe, Fabiano Viana, que acompanhou o estudante nas disputas na capital paraguaia, destaca que as medalhas são resultado de muita dedicação e investimento na carreira. Felipe conta hoje com acompanhamento de preparador físico, médico especializado em esporte, nutricionista e psicólogo.

Ao recordar os primeiros treinos do filho, Fabiano ressalta a evolução do estudante. “Quando Felipe começou, há três anos, ele não era o Felipe que é hoje. Vejo a técnica que aperfeiçoou, a velocidade que adquiriu, a resistência. Ele está no início de um trabalho e a gente já vê muitos frutos para a Bahia, para o esporte brasileiro e, com fé em Deus, para o esporte mundial também”, avalia.

Fabiano também enumera outras conquistas que o esporte tem proporcionado ao estudante. “Estamos muito felizes, apoiando o desejo dele que é ser atleta profissional. Esse investimento não é apenas pelas medalhas, mas em um esporte que está reforçando valores como disciplina, ética, respeito, coragem, resiliência e perseverança, que são fundamentais para a vida dele”, disse.

O superintendente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi Bahia, Amélio Miranda, comemora as conquistas do atleta baiano. “É um resultado fantástico. Isso mostra o acerto do SESI Bahia em apoiar os atletas nesse momento e incentivar o esporte. Que esses atletas sirvam de incentivo e de referência para muitos outros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed (1)
Após acesso à Série B e artilharia, Rodolfo encerra seu vínculo com o São Bernado: “Motivado para alcançar novos objetivos”
Fundamental para o acesso do São Bernardo à Série B, o atacante Rodolfo não continuará no Tigre na temporada...
unnamed
Contratado em definitivo, goleiro Igo Gabriel pretende fazer história no Figueirense: “Muito feliz”
Edson Bastos, Andrey, Gatito Fernández, Alex Muralha, Tiago Volpi, Wilson. Há muitos anos a camisa um...
fÓRMULA 1
FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião...
trofeo-copa-america-conmebol-9807
Conmebol define transmissões de Libertadores, Sul-Americana e Recopa para o ciclo 2027–2030
A Conmebol confirmou, nesta quarta-feira (10), quais grupos de mídia estarão responsáveis pela transmissão...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar