Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Natura é reconhecida como a empresa mais diversa do Brasil pelo segundo ano consecutivo, aponta Datafolha

Levantamento ouviu pessoas de onze capitais brasileiras; Natura foi lembrada de forma espontânea como a empresa que mais se destaca pela promoção da diversidade, igualdade e inclusão

A Natura foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a empresa mais diversa do Brasil, de acordo com levantamento realizado pelo Datafolha. A pesquisa avaliou a percepção de diversidade e inclusão de grandes organizações brasileiras a partir de um amplo recorte populacional, consolidando a companhia como referência no tema.

“A diversidade é um elemento central da estratégia da Natura e vital para a sustentabilidade do nosso negócio. Acreditamos que a diversidade, a equidade e a inclusão são alavancas de inovação: olhares diversos antecipam tendências e garantem soluções mais inovadoras, sintonizadas com a realidade do consumidor brasileiro. Por isso, a pauta permeia todas as áreas da companhia, influenciando desde a cultura interna até o desenvolvimento de produtos. Celebramos liderar este ranking porque ele valida que construir um ambiente justo e representativo gera valor compartilhado e resultados consistentes.”, afirma Paula Benevides, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização da Natura.

A Natura foi lembrada de forma espontânea por 14% dos brasileiros entrevistados como a empresa que mais se destaca pela promoção da diversidade, igualdade e inclusão no país, reforçando a consistência de suas práticas e posicionamento nessa agenda. A empresa segue na liderança, muito à frente de concorrentes e outros setores, com pelo menos oito pontos percentuais de diferença para o segundo colocado. O estudo ouviu trabalhadores de cargos administrativos, similares ou superiores, de empresas com ao menos 50 funcionários, em 11 capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Goiânia e Brasília. O questionário foi aplicado por meio de painel online entre 2 e 20 de setembro, totalizando 1.200 entrevistas.

Nos últimos anos, a Natura avançou em iniciativas estruturantes, como o Compromisso Antirracista, lançado em 2022, que ampliou significativamente a presença de pessoas negras em cargos de liderança, dobrando o número em posições gerenciais. Hoje, a companhia conta com iniciativas de diversidade e equidade em frentes variadas, que vão desde ações mais ligadas ao RH (como metas para a contratação de pessoas de grupos sub representados), até o desenvolvimento de produtos e campanhas.

Além disso, a Natura também já alcançou, em 2023, a equidade salarial, assegurada entre gêneros e raças por auditoria há três anos, e implementou o salário digno, conceito que se difere do salário mínimo, para 100% das pessoas colaboradoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar