Salvador, 10 de novembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Novembro Salvador Capital Afro: capital baiana recebe conferência internacional de artivismo

Salvador sedia até esta quarta-feira (5) a 2ª edição da Conferência Global Artivism, um encontro internacional que reúne artistas, líderes culturais e ativistas de todo o mundo para construir um movimento global de música, arte, dança e cultura.

Parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, o encontro antecede a COP30, que será realizada em Belém (PA) este ano, e conecta-se diretamente ao debate mundial sobre o papel da cultura e da narrativa na formulação de políticas climáticas, soluções ambientais e estratégias globais.

O evento reúne mais de mil participantes, entre os quais 800 artistas e ativistas de 100 países. Durante os três dias de conferência, serão realizados mais de 80 painéis, oficinas, performances e atividades abertas ao público.

A programação teve início nesta segunda-feira (3) no Hotel da Bahia by Wish, no Campo Grande, com diversos painéis e algumas ativações, a exemplo da oficina de arte coletiva Cinzas da Floresta; da Criação de um Altar Comunitário da Terra e da exposição de arte Entre em Arama: uma Tela Viva da Imaginação Coletiva.

“As mudanças climáticas são muito fortes e a gente não está conseguindo reagir. Pensamos que quem pode mudar isso – além de outras pautas também importantes, como a luta contra a violência de gênero e contra a expansão das guerras – são os artistas. Foi o que perceberam Kumi Naidoo e Louisa Zondo, que são dois sul-africanos que criaram e chamaram esse movimento ativista. Eles entenderam que quem tem mais poder de mudar isso são os artistas”, explicou o curador do evento, Edgard Gouveia Júnior.

Nesta terça-feira (4), as atividades da Conferência Global Artivism são realizadas em diferentes locais do Centro Histórico de Salvador. Pela manhã, artistas se reúnem na Praça das Artes, no Pelourinho, para a Fonte de Sabedoria: Palestras de Artistas.

Ao longo da tarde, haverá sessões em diversos espaços culturais administrados pela Prefeitura, a exemplo do Café Teatro Nilda Spencer, Espaço Cultural da Barroquinha, Sala Nelson Maleiro, Teatro Gregório de Mattos e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). À noite, estão programadas apresentações de artistas brasileiros e internacionais nos Largos Quincas Berro D’Água e Tereza Batista, também no Pelourinho.

“A parceria com a Prefeitura foi essencial. Quando dissemos que iríamos para o Pelourinho, a Prefeitura cedeu todos os espaços. Essa parceria de poder trazer os artistas locais e toda essa estrutura vão fazer o pessoal todo experimentar o que a Bahia tem, essa mágica na pele”, acrescentou o curador.

Na quarta, dia de encerramento, o evento terá o painel Infraestrutura Cultural para o Longo Arco: sustentando o artivismo além das mudanças sociais, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e Maria Rosario Jackson, professora especialista em Políticas Culturais e ex-presidente do National Endowment for the Arts, dos Estados Unidos.

Movimento – O Global Artivism é um movimento que conecta artivistas, artistas e líderes de transformação social, além de aliados que acreditam na arte como uma força de transformação social. O movimento busca reimaginar futuros possíveis por meio de ativações culturais, arte, fortalecimento da solidariedade global, mobilização e resistência.

A primeira conferência ocorreu no ano passado, em Joanesburgo, na África do Sul), reunindo 846 participantes presenciais e mais de 2 mil participantes virtuais.
Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

unnamed
iFood e Confederação Nacional do Comércio firmam parceria para ampliar vantagens exclusivas aos trabalhadores em todo o Brasil
Termo de cooperação prevê acesso gratuito a plataformas educacionais do SENAC, capacitação profissional...
Negão Jamaica e dançarinos..
Companhia do Pagode anuncia ensaios e se aquece para o verão
Quem gosta de antecipar o final de semana, já pode começar a se programar! A banda Companhia do Pagode...
image
Exame de imagem auxilia no diagnóstico do câncer de próstata, que já matou mais de 7.200 pessoas na Bahia em 5 anos
A detecção precoce, que pode ser auxiliada pelos exames de toque retal e PSA, é fundamental Doença que...
@matheusl8
AFROPUNK Brasil reuniu mais de 50 mil pessoas em Salvador, com 19 atrações e anuncia edição no Rio de Janeiro para 2026
Festival encerrou neste domingo no Parque de Exposições de Salvador, com atrações como Coco Jones, Tems,...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!