Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades para as comunidades locais

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), maior obra de mobilidade urbana em execução no país, com gestão da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) do Governo do Estado, não está transformando apenas a infraestrutura de Salvador e Região Metropolitana, mas também a geração de oportunidades para as comunidades locais e o envolvimento da população em cada etapa do projeto.

Nesta quarta-feira (10), uma comitiva com cerca de 20 líderes comunitários do Subúrbio da capital acompanhou, a convite da gestão estadual, os últimos ajustes técnicos e operacionais dos trens do novo modal e as instalações da fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia, São Paulo, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues.

“A presença da comunidade nesse processo é fundamental. Os líderes comunitários representam as vozes que vivem essa realidade diariamente. O VLT está sendo construído em diálogo com a população desde o início, porque é para ela que essa obra existe. Esse envolvimento fortalece a transparência da gestão pública e garante que as decisões estejam alinhadas com as reais necessidades da população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Ao lado de representantes da CTB e do Governo da Bahia, lideranças comunitárias têm acompanhado de perto cada fase do projeto. Essa atuação ativa reforça a transparência e cria um canal direto de comunicação com os moradores, garantindo que demandas locais sejam ouvidas e incorporadas.

“Essa ação é louvável, trazer a comunidade para ver com os próprios olhos que o VLT chegou, que os trens são muito bons e vão atender toda a população da região. Quem conviveu muitos anos com o antigo trem da Calçada, sempre sentiu falta de um equipamento mais moderno e mais sofisticado para circular com mais fluidez e velocidade. Com o VLT circulando em toda a Salvador, vamos levar em torno de 20 a 30 minutos para chegar ao nosso destino, ao invés de uma hora, fazendo esse percurso atualmente de ônibus”, assegurou Lázaro Conceição dos Santos, líder comunitário do bairro Lobato, no Subúrbio Ferroviário.

Vagão para pescadores e marisqueiras

Um exemplo disso é que, dentro do novo modal conhecido nesta quarta, alguns vagões passaram por adaptação para que as marisqueiras e pescadores possam transportar seus produtos de forma adequada e segura. Medida aprovada pela marisqueira, Geisa Britto, nascida e criada no Porto das Sardinhas, bairro de Plataforma. “Estou bem emocionada e muito feliz porque a gente vai poder transportar o nosso pescado com qualidade aqui. Parabéns, parabéns, parabéns mesmo ao Governo do Estado”.

A expectativa é que, com o avanço da obra, esse modelo de participação se consolide como uma prática permanente, aproximando o Governo da população e garantindo que o VLT não seja apenas uma grande obra de mobilidade, mas também um símbolo de cidadania e transformação social.

Empregabilidade local

Mais do que infraestrutura, o VLT já gera impacto direto na vida de quem mora nas regiões por onde o sistema vai passar. No Trecho 1, por exemplo, 60,86% dos trabalhadores contratados são moradores da área diretamente afetada pela obra, o que reforça a proximidade entre a intervenção urbana e a realidade local.

No total, o VLT emprega no trecho 1, 1.645 trabalhadores e no trecho 2, 494 trabalhadores. Nos trechos 2 e 3, o protagonismo baiano também se destaca: 97% dos trabalhadores e 57% são baianos, respectivamente, ampliando a geração de renda e valorizando a mão de obra local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar