Salvador, 24 de julho de 2026
Editor: Chico Araújo

Obras do VLT alteram circulação de ônibus na região da Calçada a partir desta sexta-feira (3)

Foto: Bruno Concha/ Secom PMS

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) alteram a circulação dos ônibus que atendem a região da Calçada a partir desta sexta-feira (3). Para reduzir os impactos da implantação do sistema, a Secretaria de Mobilidade (Semob) inicia uma operação especial de transporte, acompanhando as intervenções preliminares realizadas no Largo da Calçada para preparação da área.

Nesta etapa, entre 3 e 5 de julho, são implantadas a sinalização viária e demais adequações necessárias para o início das obras, previsto para a próxima segunda-feira (6).

As linhas provenientes da região de Itapagipe, como Ribeira, Massaranduba e Uruguai, com destino ao Comércio, Campo Grande e Barra, passam a trafegar pelo Largo de Roma, Avenida Fernandes da Cunha, Largo dos Mares, Rua do Imperador, Rua Barão de Cotegipe e Avenida Engenheiro Oscar Pontes, de onde retomam seus itinerários habituais.

Já as linhas oriundas do Largo do Tanque e da Suburbana com os mesmos destinos seguem pelo Largo dos Mares, Rua do Imperador, Rua Barão de Cotegipe e Avenida Engenheiro Oscar Pontes, antes de retornar ao percurso regular. As linhas com destino à Suburbana, Ribeira e bairros adjacentes mantêm seus trajetos habituais.

A linha 1144 – Terminal Acesso Norte x Comércio (Via Expressa) também tem o itinerário alterado. O coletivo segue até a Rua Fernandes Vieira, acessa a Rua José Tourinho, a Rua do Imperador e a Rua Barão de Cotegipe, de onde retorna ao percurso habitual.

Outra mudança é o deslocamento provisório do ponto de embarque e desembarque das linhas oriundas da região de Itapagipe para a Rua do Imperador, onde os ônibus atendem os passageiros durante a primeira etapa das intervenções.

O governo do estado informou ao município que as obras serão executadas em três etapas. A primeira, com duração estimada de 45 dias, contempla a implantação de uma nova tubulação. Em seguida, ocorre a ligação da rede existente, etapa prevista para durar cerca de três dias e que exige a redução da circulação de veículos para uma única faixa. Na fase final, com previsão de 25 dias, é concluída a implantação da galeria de drenagem e esgotamento sanitário nas proximidades do Terminal da Calçada.

Durante todo o período das intervenções, agentes da Semob acompanharão a operação do transporte coletivo e podem promover ajustes operacionais, caso necessário, para garantir a mobilidade dos usuários. As concessionárias também mantêm equipes de apoio para orientar operadores e passageiros nos trechos afetados pelas intervenções.

Veja também

Secult_cobertura_Protagonismo_Negro_Nosso_Mês_Preta_Preta_Pretinha_Julho_das_Pretas_Foto_Juliano_Sarraf_4
Julho das Pretas leva arte e debate sobre protagonismo negro ao Centro Cultural Barra do Pojuca
Foi por meio da arte que a iniciativa “Protagonismo Negro” reuniu mulheres e promoveu um diálogo sobre...
unnamed (2)
Novo reforço da Inter de Limeira, Heitor Roca vive expectativa de estreia diante de ex-clube e reforça confiança em acesso
Mesmo na liderança da Série C, a Internacional de Limeira segue reforçando o seu elenco com o intuito...
unnamed (1)
Daniel dos Anjos é anunciado como novo reforço do Becamex e inicia novo capítulo no futebol vietnamita
O atacante Daniel dos Anjos foi anunciado nesta quinta-feira como novo reforço do Becamex, do Vietnã,...
23_07_2026_Prefeitura promove protecao e desobstrucao de canteiros_Fot Bruno Concha_Secom_Pms (7)
Prefeitura inicia programa de recuperação de canteiros arbóreos com serviços na Rua Portugal, no Comércio
A Prefeitura de Salvador deu início, nesta semana, ao Programa de Proteção e Desobstrução de Canteiros...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026