Salvador, 14 de junho de 2026
Editor: Chico Araújo

Partidos fluminenses têm até o dia 30 para entregar contas de 2025

Segundo TRE-RJ, quem não cumprir o prazo está sujeito a punições
Os partidos políticos do estado do Rio de Janeiro têm até o dia 30 deste mês para entregar à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2025. Elas devem ser apresentadas pelos diretórios estaduais e municipais.

A determinação é do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e obrigatória a todas as legendas que estiveram ativas durante algum período do ano passado, mesmo que não tenham arrecadado recursos ou realizado gastos no período.

Os partidos devem apresentar as prestações de contas por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA), disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), identificando a origem dos valores recebidos, detalhando as despesas feitas e comprovação dos recursos públicos aplicados.

“A autuação no processo judicial eletrônico será feita automaticamente pela plataforma, conforme estabelece a resolução, que trata das finanças e da contabilidade dos partidos políticos”, informa o TRE.

De acordo com a assessora de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-RJ, Lia Furtado, as legendas partidárias que não prestarem contas no prazo ou tiverem suas contas julgadas como não prestadas estão sujeitas a penalidades.

As sanções aplicáveis aos partidos são:

perda do direito ao recebimento da cota do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC);
suspensão do registro ou da anotação do órgão partidário;
devolução integral de todos os recursos provenientes do Fundo Partidário e do FEFC que lhe forem entregues, distribuídos ou repassados.
Prestações de contas
No site do TRE-RJ estão disponíveis materiais de orientação sobre as prestações de contas anuais, tais como os sistemas utilizados e documentos exigidos para entrega.

Agência Brasil

Veja também

amendoim
É tempo de amendoim: saiba os benefícios e como aproveitar sem excessos
Professora de Nutrição da Unijorge orienta sobre as melhores formas de incluir o alimento na alimentação...
queda
Três homens presos por morte de jovem em salto radical não souberam explicar falha, diz polícia
Três homens presos em flagrante pela morte de Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, durante...
escocia
Escócia vence Haiti e vira líder do grupo do Brasil na Copa do Mundo
Europeus buscam ir além da 1ª fase do Mundial de maneira inédita O Grupo C da Copa do Mundo, em que está...
helicopteros-rj-s4ulysnmsndv
Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio
Aeronaves caíram sobre carros elétricos e provocaram incêndio Pelo menos seis pessoas morreram na manhã...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026