Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Permissionários recebem novos quiosques em mais uma etapa das obras do Centro Histórico

Permissionários que atuam na Praça Abrantes terão um novo espaço para trabalhar. A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), entregou, nesta segunda-feira (1º), os novos quiosques aos comerciantes. A ação contou também com a presença da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).

As intervenções incluíram a requalificação das estruturas já existentes e da pavimentação em seu entorno, incluindo pergolado e áreas comuns. Os seis quiosques serão destinados a diferentes atividades comerciais, como alimentação e floricultura, fortalecendo o comércio local e ampliando a oferta de serviços à população.

O secretário da Infraestrutura, José Mário Bastos, destacou a importância da ação para o desenvolvimento urbano e para a valorização do Centro de Camaçari. “A entrega desses quiosques faz parte da etapa de conclusão da obra de revitalização do Centro Histórico, e é uma satisfação devolver à cidade um espaço totalmente renovado. Isso permite que o comércio volte a pulsar com a intensidade de uma gestão comprometida em trazer mais qualidade de vida, conforto e segurança à população, promovendo o fluxo econômico e gerando mais emprego e renda”, afirmou.

A revitalização do Centro Histórico foi estruturada em seis etapas e contemplou a criação de um calçadão com piso compartilhado na Avenida Getúlio Vargas, melhorias na drenagem, implantação de rede de esgoto, assentamento de meio-fio, pavimentação em intertravado e a requalificação dos quiosques da Praça Montenegro, entre outros serviços. Nesta sexta e última etapa em fase de finalização, além dos quiosques da Praça Abrantes, também foram concluídas e entregues, em novembro, as obras de pavimentação das ruas Santa Bernadete, Adelina de Sá e Rua da Bandeira.

Durante a entrega das chaves, o clima era de satisfação entre os permissionários e moradores, que comemoraram a transformação do espaço. A baiana de acarajé Célia Santos destacou a emoção de receber seu novo quiosque.

“Estou muito satisfeita com o meu novo quiosque. Para mim, isso é a realização de um sonho. Antes, eu trabalhava em um espaço sem segurança e sem estrutura, e hoje estou recebendo um quiosque novinho, onde poderei atender melhor meus clientes. A obra trouxe mais conforto não só para nós, comerciantes, mas para toda a população. As melhorias nas ruas ao redor da praça certamente vão aumentar a circulação de pessoas e, consequentemente, as vendas. Estou muito grata”, destacou.

O projeto de revitalização do Centro Histórico e da Avenida Eixo Urbano Central é realizado com recursos do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

Foto: Juliano Sarraf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

6966e4c7b77d8_WhatsApp Image 2026-01-13 at 21.02
Vitória enfrenta o Porto pelo Campeonato Baiano em busca do primeiro triunfo
Ainda à procura do primeiro triunfo em 2026, o Vitória volta a campo neste domingo (18) para encarar...
_mg_6635
Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
Especialista ensina a otimizar o consumo Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil O ar-condicionado...
alan-sanches-3099212-article
Bahia decreta luto oficial de três dias pela morte do deputado Alan Sanches
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte...
melhorias-na-infraestrutura-e-acessibilidade
Abrasel lança cartilha sobre acessibilidade em bares e restaurantes
94% dos consumidores consideram importante que estabelecimentos do setor tenham rampas, banheiros adaptados...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar