Salvador, 16 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Planos Inclinados passarão por requalificação a partir de segunda-feira (27)

Os Planos Inclinados de Salvador iniciam, a partir da próxima segunda-feira (27), uma série de requalificações com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários. O primeiro a passar pelas intervenções será o Plano Inclinado Gonçalves, que liga a região do Comércio ao Pelourinho. O equipamento terá seu atendimento suspenso para permitir a realização de uma série de melhorias estruturais e nos bondes.

Entre os serviços que serão realizados, estão a substituição de peças dos bondes, que também receberão nova pintura, além de troca de gradis, entre outros. A previsão é que o equipamento seja entregue ao público totalmente renovado até o final de novembro. Neste período, quem utiliza o Gonçalves nos seus deslocamentos terá como opção utilizar o Elevador Lacerda ou o Elevador do Taboão.

Os Planos Inclinados Pilar e Liberdade-Calçada também passarão por ampla requalificação após a entrega do Gonçalves. “Essa é uma das maiores requalificações que a Secretaria de Mobilidade (Semob) está realizando nestes equipamentos, que fazem parte da rotina do soteropolitano, para oferecer mais segurança e conforto aos passageiros no seu dia a dia”, explicou o secretário da pasta, Pablo Souza.

O secretário destacou ainda que, além de melhorar o conforto para quem utiliza os Planos Inclinados, a requalificação poderá, também, incentivar turistas a conhecerem estes locais e sua história. Ele lembrou que, em fevereiro deste ano, a Prefeitura entregou o Elevador Lacerda totalmente reformado, após o equipamento passar por uma série de melhorias estruturais e nas cabines dos elevadores.

“Esta foi a maior requalificação dos últimos anos. O Lacerda é um dos mais importantes cartões postais de Salvador, conhecido no mundo inteiro, e queremos que os turistas que vierem também conheçam nossos outros ascensores, que fazem parte da nossa história e do desenvolvimento de nossa cidade”, destacou o secretário.

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Veja também

54_retro_2023_seca_no_amazonas
Da Amazônia à Europa, seca avança e movimenta debates na COP17
Problema ameaça principalmente populações vulneráveis   A seca deixou de ser um problema apenas...
urna
Campanha eleitoral nas ruas e propaganda virtual começam neste domingo
Estão liberados carreatas, panfletagens e anúncios na internet A campanha eleitoral para as Eleições...
whatsapp_image_2026-08-15_at_10.46
Ginástica rítmica: Brasil é bronze e garante vaga em Los Angeles 2028
Equipe brasileira volta ao pódio mundial após duas pratas em 2025   O conjunto brasileiro de ginástica...
467905_1210995_osascovoleibolclube_carol_fotografia_79_
Nova regra da CBV afeta participação de Tifanny na Superliga de vôlei
Oposta segue liberada para atuar pelo Osasco no Campeonato Paulista O Osasco São Cristóvão Saúde se manifestou...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026