Salvador, 18 de maio de 2026
Editor: Chico Araújo

Porto de Salvador registra movimentação histórica de navios graneleiros

default

Uma grande movimentação de cargas vem sendo registrada no Porto de Salvador, nesta sexta-feira, dia 17 de abril. Pela primeira vez na história do cais público, quatro navios graneleiros estão atracados e descarregando, simultaneamente. A operação coordenada é resultado dos investimentos da Autoridade Portuária Federal – CODEBA para melhorar a infraestrutura do primeiro porto organizado do Brasil e o setor logístico baiano e da operação coordenada realizada parceria com a Intermarítima e o Órgão Gestor de Mão-de-Obra dos Portos (OGMO).

O presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, explica que a utilização do guindaste de terra vem possibilitando a ampliação da dinâmica e produtividade do Porto de Salvador, tornando o terminal mais competitivo para o cenário logístico. “Esta é a primeira vez na história deste porto centenário que temos quatro navios de granéis atracados. e ocupando todos os berços de carga do porto de Salvador. Outro ponto importante a se destacar é a reativação do berço localizado em frente ao Armazém 5, que nunca havia sido utilizado. Todo esse trabalho articulado vem sendo possível, também, graças ao apoio das equipes da CODEBA, Intermarítima e do OGMO, que entenderam a importância de ampliar capacidade operacional do porto, para gerar mais trabalho, renda e desenvolvimento para o Estado da Bahia”, comenta.

Dos quatro navios graneleiros atracados no Porto de Salvador, três são oriundos das Ilhas Marshal e estão descarregando trigo e fertilizantes. Já navio com bandeira do Panamá transporta carga de barrilha. A programação de navios nos portos administrados pela CODEBA pode ser consultada no site da Companhia (www.codeba.gov.br).

Os comentários estão desativados.

Veja também

convocacao_ultima_selecao_2025
Ancelotti confirma Neymar e deixa Luciano Juba de fora da Copa do Mundo
Sem muitas surpresas, o técnico da Seleção Brasileira, o italiano Ancelotti divulgou há pouco, no Museu...
morta
Canabrava: casal é encontrado morto dentro de casa; caso é investigado pela Polícia Civil
Um casal foi encontrado morto dentro da casa onde morava, no bairro de Canabrava, em Salvador, no domingo...
Lula
Terras raras: "Brasil não abre mão de sua soberania", diz Lula
Presidente inaugurou linhas de luz síncrotron do Projeto Sirius O presidente da República Luiz Inácio...
Fiocruz
Justiça Federal manda derrubar perfis com desinformação sobre Fiocruz
Ação indica publicação de fake news como dados oficiais da instituição A Justiça Federal do Rio de Janeiro...

Opinião

WhatsApp Image 2026-04-10 at 12.30
Compra de terras por estrangeiros no Brasil: o problema real pode estar no processo, não na lei