Salvador, 12 de fevereiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Prefeitura de Camaçari fortalece ainda mais alimentação escolar para o retorno das aulas na rede municipal

Com a volta às aulas marcada para o dia 19 de fevereiro, a Prefeitura de Camaçari intensifica os preparativos para receber os estudantes da rede pública municipal. Entre as ações fundamentais para garantir um ano letivo de qualidade está o fortalecimento da alimentação escolar, etapa essencial no processo de aprendizagem de cada aluno.

Para este ano, o cardápio escolar preparado pela Secretaria de Educação (Seduc) traz novos itens, ampliando ainda mais a diversidade e o valor nutricional das refeições oferecidas. Alimentos como brócolis, couve e abacate passam a integrar o cotidiano alimentar dos estudantes.

Nas unidades escolares da rede municipal são oferecidos desjejum, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. Nas escolas de tempo integral, além dessas refeições, os estudantes também recebem a ceia, garantindo uma alimentação completa.

A coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc, Alba Beatriz de Alencar Pires, destaca a variedade e a qualidade dos itens utilizados. Segundo ela, são mais de 100 variedades de alimentos, entre verduras, frutas, sucos, cereais, dentre outros. “Estamos preparados para receber os alunos com uma alimentação escolar mais saudável e nutritiva, para que eles tenham acesso e possam estar pedagogicamente aprendendo também com essa alimentação. Depósitos todos cheios, abastecidos com alimentação”, afirma.

Os cardápios são elaborados por uma equipe de nutricionistas que compõem a Coordenação de Alimentação Escolar, seguindo um planejamento rigoroso e respeitando a diversidade alimentar de cada estudante.

Entre os profissionais está o nutricionista Luiz Ricardo Bonfim Borges, que ressalta o fortalecimento da alimentação escolar neste início de ano. “Iniciamos o ano fortalecendo a alimentação escolar com a oferta de mais produtos da agricultura familiar. Um cardápio bem equilibrado, pensado mais em alimentação in natura, com alimentos minimamente processados, ricos em fibras, da cultura e da região local, pensando em uma alimentação diversa que visa assegurar não só uma boa resposta pedagógica, mas também o crescimento, fortalecendo ainda mais a segurança alimentar e nutricional no município”, pontua.

Outra novidade para este ano letivo é a chegada de novos kits de alimentação nas unidades escolares, que incluem pratos, talheres e copos, todos bastante coloridos, tornando o momento das refeições ainda mais atrativo para os alunos.

A rede pública municipal de ensino de Camaçari atende estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, abrangendo também a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A elaboração dos cardápios segue rigorosamente as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), reafirmando o compromisso do município com uma educação de qualidade, que começa também pelo cuidado com a alimentação.

Foto: Patrick Abreu

Veja também

unnamed (1)
De olho na Libertadores, Felipe Vizeu celebra gol no Peru em semana de ‘marca muito especial’
Cria do Flamengo e negociado com o Sporting Cristal, do Peru, após sucessos com Criciúma e Remo, Felipe...
unnamed
Biel celebra invencibilidade pelo Brusque e analisa semifinal com a Chapecoense
Na tão sonhada busca pelo título do Campeonato Catarinense 2026, só sobraram quatro vivos. Um deles quer...
jogo
Torcida invade campo, agride jogadores e encerra semifinal antecipadamente
Sem direito ao apito final, o jogo de volta da semifinal do Campeonato Maranhense precisou ser interrompido...
carnaval
Carnaval: saúde reforça uso de camisinha para prevenção de doenças
Campanha Carnaval com Prevenção é voltada sobretudo aos jovens Diante da proximidade do carnaval, o Ministério...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar