Os candidatos inscritos no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador terão mais tempo para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 98. O prazo foi prorrogado até a próxima terça-feira (10), permitindo que os participantes concluam essa etapa e garantam a participação no processo seletivo. A medida foi adotada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge).
As inscrições foram encerradas em 30 de outubro. O concurso oferece 50 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. Para concorrer, era necessário ter ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$ 3.546,42, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, sob o regime estatutário.
O secretário da Semge, Alexandre Tinôco, ressaltou que a prorrogação busca ampliar as condições de acesso dos candidatos que já realizaram a inscrição. “Nosso compromisso é ampliar as oportunidades de acesso ao serviço público e fortalecer a Guarda Municipal com novos profissionais preparados para cuidar da nossa cidade. É importante que os candidatos fiquem atentos ao novo prazo”, afirmou.
Seleção – Organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o concurso contará com prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; Teste de Aptidão Física (TAF), também de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação psicológica, de caráter eliminatório.
Após a conclusão dessas etapas, os candidatos aprovados serão convocados para o Curso de Formação da Guarda Civil Municipal, que integra a preparação dos futuros profissionais para atuar na corporação. Do total de vagas ofertadas durante o período de validade do concurso, 30% são reservadas a candidatos pretos e pardos (PPP), 5% a pessoas com deficiência (PcD) e 20% a mulheres, conforme as regras previstas no edital.
Para emitir ou reimprimir o boleto, os candidatos devem acessar o site da FGV e seguir as orientações disponíveis para efetuar o pagamento até o novo prazo.