Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura lança campanha de conscientização para motociclistas; 76% dos acidentes em 2025 envolveram motos

A Prefeitura de Salvador, por meio da sua Superintendência de Trânsito (Transalvador), iniciou neste mês uma onda da campanha ‘Desacelere. Tem sempre alguém esperando por você’. Voltada aos motociclistas, a ação integra a Semana Nacional do Trânsito 2025, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é reforçar o alerta aos riscos do excesso de velocidade e estimular o respeito aos limites nas vias. As peças se somam às operações de fiscalização em toda a cidade.

O desrespeito à velocidade máxima permitida é a principal causa de sinistros e é o foco da campanha. Somente nos sete primeiros meses deste ano, 76% dos acidentes no trânsito de Salvador envolveram motos. Do total de sinistros registrados (2.133), 1.628 tiveram a participação desse meio de transporte, dos quais 74 resultaram em mortes.

A mensagem mira o público mais exposto a sinistros fatais na capital: homens jovens, de 20 a 29 anos. As avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana) e Luís Viana Filho (Paralela) concentram os maiores índices de ocorrências, o que orienta a priorização territorial das ações. As ocorrências acontecem com mais frequência das 18h às 23h59 e aos domingos.

Lançada originalmente durante o Maio Amarelo, a nova etapa da campanha retorna em setembro para ampliar o apelo emocional com um novo filme: cada motociclista tem alguém à sua espera. Um vídeo mostra um motociclista excedendo a velocidade nas ruas da capital baiana. O objetivo é aumentar a percepção do perigo associado à velocidade e motivar a decisão de não exceder os limites.

“O excesso de velocidade associado ao desrespeito às regras de trânsito tem resultado em muitos acidentes com motociclistas. Essa é uma realidade em diversas cidades do Brasil. Campanhas como esta visam sensibilizar os condutores para que possamos prevenir acidentes. Aqui em Salvador, investimos em educação e fiscalização como formas de impedir que vidas sejam destruídas no trânsito”, explica Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.

Campanha – A imprudência não acaba bem e resulta em um acidente fatal. Com o intuito de humanizar os dados, a campanha alerta que o motociclista vitimado não é apenas um número, mas que deixa uma família entristecida. A campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e realizada pela agência Viamídia, será veiculada em canais de TV, rádio, redes sociais, mídia digital, outdoors e monitores eletrônicos espalhados pela cidade.

As ações contam com apoio técnico da Vital Strategies, no âmbito da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito (BIGRS, na sigla em inglês), que apoia a Prefeitura de Salvador desde 2020.

“Essa já é a quarta campanha de Salvador que tem como base dados e evidências sobre o comportamento dos usuários, quem mais precisa de atenção e como mobilizar esses usuários para prevenir sinistros. Estamos orgulhosos de apoiar a cidade em mais esse esforço de comunicação aliado à fiscalização para mudar comportamentos de risco e ajudar a salvar vidas”, afirma o assessor técnico sênior da Vital Strategies, Omar Jacob.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!