Salvador, 7 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Prefeitura realiza oficina com mototaxistas para construir novas políticas de mobilidade

Mototaxistas que atuam em Salvador participaram nesta sexta-feira (3) da Oficina Participativa do MOBILAB, o Laboratório de Mobilidade, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). A iniciativa reuniu os trabalhadores do setor de transporte para ouvir suas demandas e desafios, com o objetivo de formular soluções por meio de políticas públicas construídas de forma colaborativa.

 

De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, a MOBILAB foi criada em setembro, mês da mobilidade urbana, para ser um local permanente de conversa, mas sobretudo de criação de ideias para melhorar o transporte da capital baiana. Ele afirma que o grande objetivo é ouvir as pessoas que usam e trabalham em diferentes meios de transporte e juntar informações para criar ações eficientes. Os mototaxistas não foram os primeiros a serem ouvidos.

 

“Estamos trabalhando com diversas categorias que participam diretamente do sistema de transporte da nossa cidade. Começamos com o transporte escolar e agora estamos realizando esse processo com os mototaxistas. Trata-se de uma escuta ativa que fazemos para construir um novo marco normativo e simplificar os procedimentos regulatórios, sem perder o foco na qualidade, que é o principal”, afirmou Pablo Souza.

 

O laboratório também já tem oficinas previstas com taxistas, busólogos e representantes da operação do transporte coletivo. Um dos participantes do encontro desta sexta foi Adailson Couto, de 48 anos, mototaxista desde 2009. “Considero válida toda iniciativa que visa a profissionalização dos mototaxistas. Qualquer ação que promova o progresso e a qualidade profissional é bem-vinda”, comentou.

 

A gerente de projetos da Semob, Tamires Azevedo, explica que as oficinas são momentos fundamentais para oferecer um serviço de excelência em Salvador. “Hoje estamos fazendo essa escuta com os mototaxistas, como já fizemos no dia 20 [de setembro] com o transporte escolar. A ideia é entender os desafios enfrentados, as forças do setor e construir, junto com eles, soluções viáveis e duradouras”, afirma.

 

Ainda conforme a gerente de projetos, o trabalho envolve ainda a simplificação de procedimentos regulatórios, a construção de parcerias e o desenvolvimento de estratégias de comunicação positiva. “Todas essas informações do evento de hoje são sistematizadas em planilhas e transformadas em dados. A partir desses dados, criamos projetos e ações alinhadas com as necessidades reais da categoria. Ou seja, a gente constrói sob demanda, com base na escuta de quem realmente está envolvido na operação do transporte”, explicou.

 

O MOBILAB foi inspirado em outro projeto da Prefeitura: o Plano Cicloviário, que ajudou no planejamento do uso de bicicletas na capital baiana. Nessa ação, foram feitas oficinas em diversos bairros da cidade, onde moradores foram ouvidos com o objetivo da gestão municipal entender como eles se locomoviam e como suas ideias poderiam ajudar a melhorar ainda mais a mobilidade em duas rodas.

 

O secretário de Mobilidade destacou ainda outras ações que já estão em andamento e que não apenas melhoram a mobilidade, mas também ajudam a gerar novos postos de trabalho e a construir uma cidade menos poluente, como é o caso do programa Mulheres no Volante e do incentivo à circulação de táxis elétricos.

 

“Mais do que um laboratório, o MOBILAB representa um compromisso: o de tornar Salvador referência em políticas de mobilidade urbana que sejam sustentáveis, inclusivas e baseadas em evidências. É com esse espírito que seguimos construindo uma cidade mais justa, acessível e preparada para os desafios do presente e do futuro”, finalizou Pablo Souza.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Betto Jr
Semob monta operação especial de transporte para a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
A Secretaria de Mobilidade (Semob) irá realizar uma operação especial de transporte por conta da Festa...
Paripe
Paripe: homem é preso suspeito de tentar estuprar médica em unidade de saúde que fica ao lado de companhia policial
Um homem de 30 anos foi preso, na quinta-feira (4), suspeito de tentar estuprar uma médica, de 33 anos,...
Palco Nelson Rufino
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada neste sábado (6) com lavagem, estátua de Nelson Rufino e show de Filhos de Jorge
A Prefeitura de Salvador inaugura oficialmente a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das...
Ônibus elétrico no Centro Histórico
Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico
A Secretaria de Mobilidade (Semob) ampliará o período de funcionamento da linha experimental criada temporariamente...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar