Salvador, 19 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Prêmio IEL de Talentos reconhece empresas, estudantes e instituições de ensino inovadoras

Realizada durante a Feira Index, a premiação reconheceu 16 vencedores entre estudantes, bolsistas, empresas e instituições de ensino

Histórias que inspiram, talentos que transformam e empresas que inovam foram reconhecidos na 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos Bahia, realizada ontem (29), no Centro de Convenções, durante a Feira Index. Promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Bahia), o evento premiou estagiários, bolsistas e empresas que demonstram, na prática, como a qualificação, a criatividade e as soluções inovadoras são fundamentais para formar profissionais preparados, enfrentar os desafios do mercado e impulsionar o desenvolvimento do setor produtivo baiano.

Diante de um auditório lotado em uma atmosfera vibrante, onde a indústria baiana reafirmou seu papel de protagonista no desenvolvimento econômico do estado, a cerimônia do Prêmio IEL de Talentos 2025 consagrou 16 vencedores entre os 42 finalistas. Os premiados se destacaram em categorias como IEL Estágio – Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Educação Inovadora -; Inova Talentos – Artigo Inovador e Projeto Inovador – e Destaque Aprendizagem e Sistema S. Os finalistas de Estágio Inovador e Inova Talentos seguem para a etapa nacional, em novembro, no Recife (PE), levando o talento e a criatividade da Bahia para o cenário brasileiro. (Abaixo, lista completa dos vencedores).

Na categoria Inova Talentos, modalidade Projeto Inovador, o bolsista Samuel Henrique do Nascimento, da Ford, foi o grande vencedor com o projeto “Desenvolvimento de Metodologia para Teste de Latência de Faróis e Lanternas Veiculares”. “Esse projeto é muito importante para mim porque foi a primeira vez que atuei em algo tão técnico e voltado à experiência do cliente. A Ford me deu todos os recursos para explorar meu potencial, e estar aqui, recebendo esse prêmio, é motivo de muito orgulho. Me sinto honrado por estar em um ambiente que valoriza a inovação e permite que a gente cresça profissionalmente. É fantástico fazer parte disso”, afirmou.

O primeiro lugar na categoria Estágio, modalidade Estagiário Inovador para empresas de grande porte, ficou com o estudante de Engenharia Mecânica Lucas Moreira, da PetroRecôncavo. Ele desenvolveu um projeto de manutenção preditiva que moderniza o setor de compressão de gás, criando um sistema integrado de gerenciamento e controle com ferramentas como chatbot e Power BI. A solução gera indicadores em tempo real, auxiliando os gestores na tomada de decisões, prevenindo falhas, evitando quebras de equipamentos e garantindo maior eficiência na distribuição de gás.

“Eu estou muito feliz, muito contente, e agradeço demais à empresa e ao IEL por promoverem esse espaço. Esse prêmio é muito importante porque dá visibilidade ao nosso trabalho e mostra que o estágio não é só sobre aprender, mas também sobre mostrar o que sabemos e trazer ideias criativas. É uma oportunidade de brilhar, de unir o conhecimento da universidade com a prática do dia a dia na indústria”, comemorou.

Na categoria Estagiário Inovador de empresa de pequeno porte, a vencedora foi Olivia Caldas Santos, estudante de Publicidade e técnica em multimídia que atua na comunicação do Órgão Gestor de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário dos Portos de Salvador e Aratu. Seu projeto fortaleceu a cultura interna e valorizou os trabalhadores portuários, promovendo engajamento e reconhecimento. “Esse prêmio é muito importante porque me faz sentir capaz. Desde que entrei na empresa o ambiente me acolheu e me fez acreditar em mim. Fui indicada pelos meus líderes, e hoje, ganhar esse reconhecimento é algo incrível. Eu não esperava, mas estou muito feliz. Ver que um projeto feito com coração e propósito teve esse impacto é muito gratificante”, celebrou a estudante.

Empresas Inovadoras – Um dos destaques na premiação, a Ford conquistou os primeiros lugares nas modalidades de artigo e projeto inovador da categoria Inova Talentos. O gerente da área de Chassis e Transmissão da Ford, Luis Caldo, comemorou o desempenho da empresa. “Recebemos o prêmio aqui com um projeto realmente inovador, que não tem no mercado, por isso é parte de inovação. E para a Ford é um prazer a gente estar com essa parceria com o IEL, trabalhando junto, trazendo essas inovações para a indústria, não só nacional, como também para a indústria baiana. Nossa expectativa é que esse projeto possa ser exportado para fora do Brasil. Então é muito importante ter essa parceria acontecendo, no âmbito nacional, e no âmbito local aqui no Nordeste”, pontuou.

O prêmio de Estágio na modalidade Empresa Inovadora de Médio Porte foi para o Shopping Barra. O gestor de Recursos Humanos da empresa, Carlos Alves, celebrou a premiação. “Esse reconhecimento foi uma grande surpresa e satisfação. Essa premiação reforça todo o compromisso do Shopping Barra em relação aos nossos jovens. Inclusive, o gestor do jovem vencedor desse Prêmio IEL também começou como estagiário e hoje é o chefe responsável pela manutenção do Shopping Barra. Então a gente também consegue manter os talentos, que é tão importante para a nossa juventude”

Reconhecimento
A superintendente do IEL, Edneide Lima, destacou que a instituição, com 55 anos de história, atua com o propósito de construir futuros prósperos. Segundo ela, isso se dá por meio da capacitação dos profissionais, do apoio das organizações e instituições de ensino e da criação de ambientes que favoreçam o desenvolvimento de carreiras de sucesso. Ela ressaltou a importância do reconhecimento dos talentos baianos que vão participar da etapa nacional da premiação. “E esse é um momento muito importante para a gente, porque historicamente a gente tem conseguido muito destaque das nossas organizações, dos nossos talentos baianos nacionalmente. Então é mais uma forma de a gente mostrar que todos os movimentos unidos com foco em cada vez mais apoiar os nossos talentos, em cada vez mais apoiar a dedicação do crescimento das empresas, mais esse retorno vem para gente”

Talento e competitividade – O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, ressaltou a relevância da premiação como instrumento de valorização de talentos, boas práticas e projetos inovadores que fortalecem a competitividade das empresas baianas. “Para nós, todos são premiados. O processo estabelece alguns vencedores, mas todos que participaram demonstraram compromisso e acreditaram na proposta, e isso já os torna merecedores dos nossos parabéns. Quem se destaca aqui garante sua empregabilidade, não apenas na empresa em que atua, mas também no mercado que valoriza a excelência”, destacou.

Vencedores do Prêmio IEL de Talentos 2025

Categoria Destaque – Aprendizagem

1º lugar: Rede Bahia — Aprendiz Destaque Raika Nunes

2º lugar: TEECON Salvador — Aprendiz Destaque Davi Silva

3º lugar: Grupo Indiana — Aprendiz Destaque Samuel Cardoso

Categoria Destaque – Modalidade Sistema S: Educação Inovadora

1º lugar: SENAI Bahia — Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

2º lugar: SENAT Simões Filho — Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Categoria Destaque – Modalidade Sistema S: Projeto Inovador (Inova Talentos)

1º lugar: SESI Leomar da Silva — Projeto: Estratégia de Dados sobre Educação na Bahia

Categoria Destaque – Modalidade Sistema S: Estágio Inovador

1º lugar: SENAI Bahia — Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

2º lugar: SEBRAE/BA — Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia

Categoria Inova Talentos – Modalidade Artigo Inovador

1º lugar: Andrielen Braz Vanzetto — Ford Motor Company Brasil LTDA

2º lugar: Rodrigo Reis Amaral — Ford Motor Company Brasil LTDA

3º lugar: Beatriz Cardoso Nascimento — Ford Motor Company Brasil LTDA

Categoria Inova Talentos – Modalidade Projeto Inovador

1º lugar: Samuel Henrique do Nascimento — Ford Motor Company Brasil LTDA

2º lugar: Ruan Araújo Coelho Silveira Castro — Ford Motor Company Brasil LTDA

Categoria IEL Estágio – Educação Inovadora (Nível Técnico)

1º lugar: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA Salvador

2º lugar: Escola Técnica da Bahia — ETEBA

3º lugar: Escola Técnica da Bahia — ETEBA

Categoria IEL Estágio – Educação Inovadora (Nível Superior)

1º lugar: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais — Polo de Vitória da Conquista

2º lugar: Se7e Cursos

3º lugar: Faculdade Baiana de Direito e Gestão

Categoria IEL Estágio – Estagiário Inovador (Empresa de Pequeno Porte)

1º lugar: Olívia da Silva Caldas Santos — OGMOSA

2º lugar: Rafael Conde e Laura Carvalho Santos — Ônix Assessoria Contábil S/S

3º lugar: Laura Campos Barbosa — SENAI Vitória da Conquista

Categoria IEL Estágio – Estagiário Inovador (Empresa de Médio Porte)

1º lugar: Júlia Liz Sales — IPQ Tecnologia LTDA

2º lugar: Michael Correia — SENAI Dendezeiros

3º lugar: Ricardo Camillo Avakian — IPQ Tecnologia LTDA

Categoria IEL Estágio – Estagiário Inovador (Empresa de Grande Porte)

1º lugar: Lucas Moreira — PetroReconcavo

2º lugar: Carla Freitas — Bracell Bahia Specialty Cellulose S.A.

3º lugar: Janaina Jesus — PetroReconcavo

Categoria IEL Estágio – Modalidade Estágio Inovador (Empresa de Pequeno Porte)

1º lugar: Attitude Postural Fisioterapêutica LTDA

2º lugar: Soft Line Sistemas

3º lugar: Via Press Comunicação Ltda

Categoria IEL Estágio – Modalidade Estágio Inovador (Empresa de Médio Porte)

1º lugar: Condomínio Barra — Shopping Barra

2º lugar: Grupo Indiana

3º lugar: IPQ Tecnologia LTDA

Categoria IEL Estágio – Modalidade Estágio Inovador (Empresa de Grande Porte)

1º lugar: Wilson Sons Serviços Marítimos

2º lugar: Petrocenovaco S/A

3º lugar: Kempretro Engenharia LTDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

SISU-1
Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda
Candidatos das três últimas edições do Enem podem usar notas As inscrições para a edição de 2026 do Sistema...
unnamed (2)
Matrícula para ingresso de novos estudantes do Ensino Médio na rede estadual começa nesta segunda (19)
Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de...
retrospectiva74
Entenda as liquidações do Banco Master e da Reag
Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master,...
o-ultimo-azul-rodrigo-santoro-denise-weinberg_copiar
Streaming Tela Brasil tem lançamento previsto para este trimestre
Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu,...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar