Salvador, 23 de agosto de 2026
Editor: Chico Araújo

Professores da rede estadual participam do Congresso de Educação Científica Integrada da Bahia

Fotos: Douglas Amaral

Nesta segunda-feira (25), professores, coordenadores de clubes de ciências e pesquisadores dos 27 Territórios de Identidade se reuniram no Congresso Baiano de Educação Científica Integrada — (Con)Ciências. Idealizado pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC) por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), o encontro acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, com duração de três dias.

Uma das principais propostas do evento é integrar as Ciências Humanas, Sociais, da Natureza e Exatas em um espaço de formação unificado. Durante o congresso, os educadores participarão de rodas de conversa e apresentações de trabalhos focados na realidade de cada território.

O coordenador do Programa Ciência na Escola da SEC, Abílio Peixoto, relembrou os primeiros editais da área e celebrou o avanço nas instituições de ensino. “As escolas recebiam apenas um incentivo básico para projetos de iniciação científica. Hoje, conseguimos financiar até 200 trabalhos para que os professores da nossa rede participem de eventos como feiras de ciências, ampliando os projetos desenvolvidos por nossos estudantes”, explicou.

Para a diretora de Inovação Tecnológica do IAT, Carla Aragão, a ciência é o coração de todas as áreas do conhecimento. “O fazer científico vai muito além do laboratório. A ciência se aplica quando falamos de História, de Sociologia, de Matemática, de Filosofia. As comunidades indígenas, quilombolas e agrícolas também desenvolvem e produzem ciência”, ressaltou.

A professora de Linguagens Luciana Souza, do município de Xique-Xique, é uma das educadoras animadas em levar os novos aprendizados para o Território de Identidade de Irecê. “Com as trocas que faremos nesse encontro, tenho a expectativa de levar novas formas de incentivar nossos estudantes a criarem projetos na nossa sala de aula, no nosso chão”, compartilhou.

O projeto (Con)Ciências oferece formação continuada para educadores das redes públicas estadual e municipais. A ideia é aproximar os profissionais de metodologias ativas, práticas investigativas e experiências que já dão certo em escolas, universidades e clubes de ciências. Todas as atividades estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Currículo da Bahia e às políticas públicas de educação científica, ambiental, cultural e de inovação.

Veja também

banner_agenda_-_1170x700
Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
Primeiro debate presidencial das eleições de 2026 é o destaque do dia Três candidatos à Presidência da...
unnamed (42)
Estilo de vida dos mais jovens impulsiona novas formas de morar em Salvador
Projetos imobiliários exploram conceitos de gentileza urbana e walkability para atender um público conectado...
Wine e Festival da Bicicleta_Ascom Saltur 7
Salvador reúne vinho, música e bicicletas em fim de semana de eventos gratuitos que movimentam a cidade
Salvador encerra neste domingo (23) um fim de semana marcado pela ocupação de diferentes espaços da cidade...
Canpanha_Dulvulgacao Secult
Campanha aquece torcidas da dupla Ba-Vi para jogos de 2027 em Salvador
Salvador deu mais um passo rumo à realização da copa do mundo de futebol feminino de 2027. Em ações voltadas...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026