Salvador, 16 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Psicóloga Laíse Brito realiza workshop “Cuidado e Acolhimento para Pessoas que Vivenciaram Situações de Violências e Negligências”, no sábado (17)

Encontro online propõe reflexão e cuidado a partir de

vivências que impactam a saúde mental ao longo da vida

A psicóloga Laíse Brito realiza, no sábado (17), a terceira edição do workshop “Cuidado e Acolhimento para Pessoas que Vivenciaram Situações de Violências e Negligências”. A atividade acontece das 9h às 17h, em formato online, via Google Meet, e é voltada para pessoas maiores de 18 anos interessadas no tema.

O workshop reúne anos de trabalho pessoal, estudos, pesquisas e prática clínica desenvolvidos por Laíse Brito, e propõe um espaço de escuta, reflexão e construção de recursos a partir das trajetórias de vida de pessoas que vivenciaram diferentes formas de violência e negligência. A proposta parte do entendimento de que a saúde mental não se restringe à ausência de sintomas ou à capacidade de seguir produzindo, mas está diretamente relacionada à satisfação com a vida, à qualidade das relações e à possibilidade de existir com dignidade.

A atividade se insere em um cenário de alerta para o adoecimento psíquico no Brasil. Entre janeiro e junho de 2025, foram registrados 267.690 afastamentos do trabalho por transtornos mentais, segundo levantamento da iniciativa Data Cajuína com base em dados do INSS e do Ministério da Previdência Social. Embora esses números costumem ser utilizados como principal indicador de crise, Laíse Brito destaca que a saúde mental precisa ser compreendida para além da lógica da produtividade. O cuidado psicológico, segundo a profissional, passa pela compreensão da história de cada pessoa e pela construção de caminhos possíveis de Bem Viver.

Ao longo do encontro, serão abordados temas como traumas infantis, relacionamentos invasivos, violência sexual, tratamento de silêncio, violência física, retirada afetiva, gordofobia, abandono, estresse racial, LGBTQIAP+fobia, trauma racial e performance de gênero, entre outras vivências que podem impactar negativamente a saúde emocional ao longo da vida. A condução integra teoria, prática clínica e reflexão coletiva, respeitando os limites e as singularidades de cada participante.

“A saúde mental perpassa pela compreensão da nossa trajetória de vida e pela criação de recursos para seguir. Muitas vezes o sofrimento não aparece como incapacidade de trabalhar, mas na dificuldade de se relacionar, de sentir prazer ou de existir com mais leveza. Este workshop é um convite para olhar para essas marcas, reconhecê-las e construir possibilidades de cuidado”, afirma Laíse Brito.

Psicóloga, Laíse Brito é fundadora da Baobá Saúde, clínica localizada em Salvador, reconhecida pelo trabalho voltado à promoção da saúde física e mental de populações minorizadas. O workshop, no entanto, é uma atividade proposta por Laíse enquanto psicóloga, a partir de sua trajetória profissional e clínica.

O investimento é de R$ 380 para inscrição individual e R$ 350 por pessoa para duplas ou grupos. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, no link

https://wa.me/5571988667887

Mais informações estão disponíveis no perfil profissional da psicóloga:

https://www.instagram.com/psilaisebrito/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar