Salvador, 8 de dezembro de 2025
Editor: Chico Araújo

Recôncavo baiano: policiamento segue reforçado uma semana após operação

Uma semana após o início da operação policial contra a atuação de integrantes de facção criminosa entre as cidades de São Félix, Muritiba e Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, o policiamento segue reforçado na região. Ao todo, a ação policial resultou em nove mortos e cinco presos.

Na segunda-feira (17), a Polícia Civil (PC) divulgou os nomes dos suspeitos que morreram em confrontos com os policiais. Todos eram homens, com idades entre 17 anos e 29 anos.

As mortes aumentaram gradativamente ao longo dos dias de operação, que começou na terça-feira (11). O maior número de óbitos foi registrado na quarta-feira (12), quando sete pessoas morreram

➡️ Terça-feira (11)

Máicon Douglas Conceição da Rocha, 23 anos
➡️ Quarta-feira (12)

Aglés Gomes Souza de Uzêda, 23 anos
Alan Machado Rodrigues, 22 anos
Cauan Cruz da Conceição, 17 anos
Evelton da Conceição Fraga, 17 anos
Jadson Balbino de Oliveira, 21 anos
José Everton dos Santos Siqueira, 28 anos
Nadson Natividade Silva, 23 anos
➡️ Quinta-feira (13)

Evilázio Lima Conceição Neto, 29 anos
Os confrontos com a polícia no Recôncavo começaram após uma troca de tiros entre integrantes de uma facção baiana e de um grupo ligado a uma facção do Rio de Janeiro. O tiroteio ocorreu na região conhecida como “Pedra do Cavalo”, localizada entre Cachoeira, São Félix e Muritiba. Moradores denunciaram a situação e, então, as polícias Civil e Militar intervieram para cessar a disputa.
Ao g1, o pesquisador em Segurança Pública, Saulo Renato, apontou que a região vive um processo acelerado de reorganização das dinâmicas do crime. Esse momento é impulsionado pela expansão de grupos criminosos oriundos de grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, que buscam ocupar territórios antes dominados por organizações locais.

Ele afirma que a guerra por território na região possui, principalmente, duas facções:

➡️ Comando Vermelho (CV), em São Félix – organização criminosa criada no Rio de Janeiro, mas fortalecida na Bahia desde meados dos anos 2010, com alianças locais e interesse em áreas estratégicas para escoamento de armas e drogas.

➡️ Bonde do Maluco (BDM), em Cachoeira – de origem baiana e com forte presença em Salvador e região metropolitana, tenta manter o domínio em cidades onde o CV busca se instalar.

Na análise do pesquisador, as facções passaram a operar com as seguintes características: mantêm raízes comunitárias e controle territorial, mas articulam fluxos financeiros, tecnológicos e logísticos que extrapolam a região.

A disputa entre as duas facções no Recôncavo reproduz comportamentos típicos de grandes capitais: alianças temporárias, rupturas violentas e uso da população local como fonte de recursos e escudo territorial.

Confira abaixo a cronologia do caso
Desde o momento em que o confronto entre as facções rivais começou até a desarticulação de acampamentos utilizados pelos suspeitos em uma área de mata

11 de novembro – dia em que os confrontos tiveram início

➡️ Moradores denunciaram que havia homens armados na região da “Pedra do Cavalo”, localidade na região que abrange os três municípios. Diversas trocas de tiros foram ouvidas.

➡️ As polícias Civil e Militar foram reforçar as ações de combate ao crime organizado na região. Em meio a isso, houve confronto com suspeitos, na madrugada, e um homem morreu.️ Outros cinco homens foram presos durante a ação.

➡️Ao longo do dia, a Prefeitura de Muritiba chegou a orientar que seus cidadãos não saíssem de casa por conta dos tiroteios. No comunicado, publicado no Instagram, a gestão municipal afirmou que tudo “estava sob controle”, mas orientou que as pessoas ficassem em casa até a normalização completa da situação. A prefeitura também suspendeu as atividades nas unidades de saúde, escolas e repartições públicas do município. No dia seguinte, os serviços foram retomados.

➡️ Conforme informações apuradas pela TV Bahia, nas cidades de Cachoeira e São Félix, os campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) suspenderam as aulas. Porém, nenhum outro serviço foi afetado.

12 de novembro

➡️ Mais dois homens morreram em um novo confronto com a polícia, em uma área de mata fechada, às margens da BR-101. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram baleados e levados para um hospital de Muritiba, mas não resistiram aos ferimentos.

➡️ Forças policiais também montaram um cerco contra os suspeitos e outras cinco mortes foram confirmadas.

➡️ Segundo a SSP-BA, as equipes das Polícias Militar e Civil foram atacadas pelos suspeitos. Houve revide e cinco homens foram encontrados feridos após a troca de tiros. Eles foram encaminhados a uma unidade de saúde em Muritiba, mas não resistiram.

➡️ Ainda segundo a SSP-BA, a ação levou à apreensão de mais armas, carregadores e munições. O patrulhamento segue reforçado na região por tempo indeterminado. Além disso, os policiais estão realizando revistas nos carros que chegam às cidades.

13 de novembro

➡️ Utilizando tecnologia para encontrar um grupo de cerca de 30 integrantes de uma facção armados, os policiais localizaram mais um criminoso em uma área de mata próximo à barragem de Pedra do Cavalo.

➡️ Conforme a SSP, na tentativa de prisão, houve confronto e um homem acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito, foram apreendidas uma pistola, carregador e munições. Com isso, subiu para nove o número de mortos.

➡️ Um vídeo divulgado pela SSP-BA mostra suspeitos armados se escondendo em São Félix. As imagens foram feitas por drones e mostram que eles entraram em uma área de mata. Nos registros, é possível ver pelo menos sete suspeitos no local, que fica próximo ao Rio Paraguaçu e a uma rodovia.

➡️ De acordo com a SSP, cerca de 30 homens foram vistos se escondendo na área.

➡️ Equipes de segurança localizaram e desarticularam acampamentos utilizados pelos suspeitos. As estruturas foram encontradas em uma área de mata fechada entre São Félix, Cachoeira e Muritiba.

➡️ Ainda segundo a pasta, o cerco continua fechado na região, visando a prisão dos criminosos envolvidos com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, extorsão e corrupção de menores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

06-12-25-Prefeitura-Nova-Orla-Pituaçu-Foto-Valter-Pontes-Secom-PMS (7)
Nova orla de Pituaçu é entregue pela Prefeitura com 20 quadras, 25 quiosques e quatro parques infantis
Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS Texto: Nilson Marinho e Gilvan Santos/ Secom PMS A nova orla de Pituaçu...
Foto Matheus LandimGOVBA1
São José da Vitória recebe investimentos estratégicos do governo estadual
O município de São José da Vitória abriga um dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Sul da...
ate_o_fim_bareiro_faz_o_segundo_gol_do_leao_na_partida_vamos_botafogo_2x2_fortaleza_vag
Fortaleza e Ceará são rebaixados na última rodada do Brasileirão 2025
Inter e Vitória contam com resultados paralelos e seguem na elite O Fortaleza perdeu de virada para o...
05-12-25-Natal-Luz-Salvador-Fotos-Bruno-Concha-Secom-PMS (1)
Natal Luz Salvador 2025 ilumina o Centro Histórico e emociona visitantes com túnel de 400 metros na Rua Chile
O Natal Luz Salvador 2025, aberto oficialmente na última sexta-feira (5), transformou o Centro Histórico...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar