Salvador, 18 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Representante de Aporá vence concurso de declamação de poesia no 1º Festival Literário do Litoral Norte e Agreste Baiano

A poesia ecoou mais alto em Alagoinhas! Representando o município de Aporá, Tiajubax ficou em 1º lugar no pódio de melhor intérprete pelo júri popular, do Concurso de Declamação de Poesia do 1º Festival Literário do Litoral Norte e Agreste Baiano – FELIN, realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, no Centro de Cultura e na Câmara Municipal de Alagoinhas.

O festival, que teve como tema “Histórias de Resistência”, reuniu escritores, artistas, estudantes e amantes da literatura em uma programação repleta de mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas e atividades gratuitas**, abertas ao público.

O Concurso de Declamação de Poesia marcou o início das celebrações do evento e contou com um time de jurados experientes e sensíveis, que valorizaram a força da palavra e a expressividade dos participantes. No palco, vozes de diferentes idades e estilos deram vida à poesia como forma de expressão, afeto e resistência, encantando o público presente.

Com sua performance marcante, Tiajubax conquistou os jurados e o público, destacando-se pela emoção, presença cênica e autenticidade na interpretação de seu poema. A vitória representa não apenas um reconhecimento individual, mas também o fortalecimento da produção cultural do município de Aporá.

“O FELINA foi algo histórico. Só o fato de ter acontecido já foi uma grande realização, porque nunca houve nada assim que representasse o nosso povo, a nossa literatura e a nossa cultura dessa forma. Foi muito marcante e significativo poder levar o nome da minha cidade, Aporá, para o mapa mostrar que lá também há potências, poetas, mestres de cultura e fazedores de arte. Fiquei muito feliz, emocionada e realizada em poder representar o meu povo e mostrar que a gente tem muito a oferecer, só precisamos de oportunidades e de quem acredite na gente”, destacou Tiajubax.

O FELINA se consolidou como um marco na valorização da literatura baiana, celebrando as histórias, memórias e vozes que constroem identidade e futuro no Litoral Norte e Agreste da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

image002
Instituto IJCPM abre vagas para instrutores em diversas áreas de formação
O Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) está com cadastro aberto para instrutores, educadores e...
Geracao_empregos_Salvador__Fotos_Jefferson_Peixoto_e_Lucas_Moura__Secom_PMS-3
Salvador oferece 502 vagas de emprego com salários de até R$ 3,2 mil nesta segunda-feira (19)
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) disponibiliza 502 vagas de emprego e estágio...
6966e4c7b77d8_WhatsApp Image 2026-01-13 at 21.02
Vitória enfrenta o Porto pelo Campeonato Baiano em busca do primeiro triunfo
Ainda à procura do primeiro triunfo em 2026, o Vitória volta a campo neste domingo (18) para encarar...
_mg_6635
Saiba como gastar menos com o uso do ar-condicionado
Especialista ensina a otimizar o consumo Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil O ar-condicionado...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar