Salvador, 5 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Roberta Santana rebate proposta de ACM Neto para regulação e destaca avanços da saúde na Bahia

Secretária estadual aponta desconhecimento do candidato e cita expansão da rede, novos hospitais, policlínicas e serviços especializados

A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, rebateu uma proposta apresentada por ACM Neto para a regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), ao sugerir adotar o modelo de São Paulo, e afirmou que o discurso do candidato demonstra desconhecimento sobre o funcionamento da saúde pública na Bahia e da própria regulação ao falar em interferência política. Roberta destacou a estrutura do Serviço Estadual de Regulação e cobrou que o ex-prefeito de Salvador respeite os profissionais que trabalham na Central Estadual de Regulação.

“Candidato, se o senhor não sabe, o sistema citado passou por uma mudança em São Paulo e já não funciona da mesma forma como foi apresentado. Aprenda a ter respeito pelo trabalho de mais de 600 profissionais que atuam dia e noite na Central de Regulação, de forma responsável, técnica e sem nenhuma interferência política, salvando milhares de vidas. Respeite os nossos profissionais”, afirmou Roberta.

A secretária destacou que o Governo da Bahia vem ampliando a oferta de serviços em diferentes regiões do estado, com novos hospitais, policlínicas, unidades especializadas e expansão da assistência de média e alta complexidade. Entre 2023 e 2026, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou 15 novos hospitais. Além disso, estão em andamento projetos para oito novos hospitais estaduais e 15 municipais, ampliando a capacidade de atendimento em regiões como o Vale do Jiquiriçá, Bom Jesus da Lapa, Itapetinga, Jacobina, Paulo Afonso, Serrinha e Valença.

“E você pensa que acabou? Que nada. Ele agora demonstra mais uma vez desconhecimento total da saúde da Bahia. O objetivo, a longo prazo, é que a gente possa ter hospitais regionais funcionando nas principais regiões do nosso estado com UTIs, com atendimentos especializados, principalmente na área de Oncologia”, afirmou Roberta.

A secretária também destacou a interiorização da assistência especializada, especialmente na área de oncologia. Desde 2023, foram implantadas seis novas Unacons em Porto Seguro, Jequié, Teixeira de Freitas, Caetité, Ruy Barbosa e Alagoinhas. O Estado também informa que quatro aceleradores lineares já estão instalados em Barreiras, Juazeiro, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, enquanto outros três estão previstos para Salvador, Alagoinhas e Irecê.

“Na Oncologia garantimos serviços em diversas regiões do estado. Veja, proposta de saúde não se constrói com ideia antiga e nem com discurso de IA. Precisa conhecer e reconhecer tudo o que está sendo feito”, concluiu Roberta.

Veja também

Projeto-Viver-Salvador_Estacao-Cidadania_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-16
Viver Salvador nos Bairros realiza 15ª edição neste sábado (5), no Lobato
A 15ª edição do Viver Salvador nos Bairros será realizada neste sábado (5), na Arena Lobato de Futebol,...
morta
São Cristóvão: mulher é morta a tiros; suspeitos chegaram no local em um carro branco
Uma mulher de 30 anos foi morta a tiros no bairro de São Cristóvão, em Salvador, na noite de quinta-feira...
unnamed
Recuperado antes do previsto, Vinícius celebra retorno com vitórias pelo Náutico e mira sequência na Série B
O Náutico ganhou um reforço importante para o momento decisivo da Série B. Artilheiro do Timbu na competição,...
unnamed (1)
Em busca do terceiro título, Caio César celebra chegada da terceira temporada seguida no Vietnã
Cria do Avaí, com passagem também de destaque pelo CRB em 2024, quando foi campeão alagoano e vice da...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige