Chegou ao fim a passagem de Ruben Amorim pelo Manchester United. O técnico foi demitido nesta segunda-feira (5), pouco menos de um dia após o empate com o Leeds United por 1 a 1, na Premier League. O interino e ex-jogador Darren Fletcher assumirá o comando da equipe diante do Bunrley, nesta quarta-feira (7).
A decisão foi tomada depois de declarações públicas de Amorim nas quais o treinador afirmou que havia sido contratado para exercer um papel de gestão mais amplo no clube, semelhante ao de um manager, e não apenas para atuar como técnico da equipe principal. Na ocasião, o português ressaltou que pretendia permanecer no cargo até uma eventual decisão da diretoria.
“Vim para cá para ser o diretor do Manchester United, não para ser o treinador principal. Sei que o meu nome não é Conte, Tuchel, Mourinho, mas sou o diretor do Manchester United. Vai ser assim durante 18 meses ou até que a direção decida mudar. Não vou desistir. Vou fazer o meu trabalho até que outro tipo venha para cá para me substituir”, disparou
Ruben Amorim encerra sua passagem pelo United após 63 partidas à frente da equipe, com um retrospecto de 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas, alcançando um aproveitamento de 47,6%. No Campeonato Inglês, o clube ocupa atualmente a sexta colocação, com 31 pontos, mesma pontuação do Chelsea, quinto colocado. Nos últimos cinco jogos da liga, o United venceu uma vez, empatou três e perdeu uma.
Sob o comando do treinador, o Manchester United chegou à final da Liga Europa, mas foi superado pelo Tottenham Hotspur. Na edição anterior da Premier League, a equipe terminou apenas na 15ª posição.
Aos 40 anos, Amorim conclui mais uma etapa de sua curta trajetória como treinador. Antes do United, comandou o Braga e, posteriormente, o Sporting, clube no qual obteve maior destaque ao conquistar oito títulos, incluindo três Campeonatos Portugueses, três Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Bahia Notícias