Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador Capital Afro é destaque na 14ª edição do Mercado de Artes do Espetáculo Abidjan em Costa do Marfim

 

Entre os dias 11 e 18 de abril, acontece na Costa do Marfim a 14ª edição do Mercado de Artes do Espetáculo Abidjan (Masa), tendo o Brasil como país convidado de honra. Salvador marca presença no evento através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), representada por Chicco Assis, diretor de cidadania cultural do órgão.

 

A missão visa difundir o programa Salvador Capital Afro no cenário internacional. “O Masa é uma importante plataforma de circulação das artes africanas. A nossa vinda ao evento cria oportunidades de estreitar o diálogo com artistas e programadores de festivais dos diversos países da África e da diáspora. Isso potencializa as possibilidades de circulação das artes negras de Salvador em mercados mundiais, bem como de atrair a participação de artistas africanos para nossos eventos, especialmente para o Festival Salvador Capital Afro”, afirma o diretor.

 

Chicco Assis, além de marcar presença na cerimônia de abertura que acontece no Palácio da Cultura de Abidjan, participa de painéis que têm como foco a apresentação de dispositivos estratégicos para as artes de espetáculo no Brasil e as oportunidades de conexão e cooperação entre África e Brasil.

 

Na ocasião, o diretor participa de reuniões com organizações africanas para a realização de parcerias que viabilizem a circulação de artistas africanos e brasileiros. Além de assistir à intensa programação artística do festival, Chicco Assis, que tem atuado como programador do Festival Salvador Capita Afro, participa de encontros profissionais, que funcionam como rodadas de negócios, possibilitando que o curador conheça o trabalho desses artistas.

 

Sobre o Masa – A edição do Mercado de Artes do Espetáculo Abidjan se configura como um dos principais mercados de artes do espetáculo do continente africano, reunindo artistas, produtores e gestores culturais de diversos países, criando oportunidades para circulação de obras, coproduções e parcerias institucionais.

 

Para além das apresentações artísticas, o Masa pretende ser um fórum de diálogo sobre as principais questões que afetam as artes performativas em África e em todo o mundo. Conferências, simpósios e mesas-redondas reúnem artistas, investigadores, programadores e especialistas para refletir sobre o futuro do setor.

 

Na edição anterior, o festival promoveu 900 reuniões profissionais, resultando em 200 contratos assinados, consagrando-se um verdadeiro trampolim para a circulação de obras e artistas.

 

Esta edição também está sendo marcada pela expressiva presença de programadores internacionais: são 315 profissionais de 68 países, ampliando as oportunidades de networking, circulação e negócios para artistas e instituições culturais. Festivais relevantes do continente africano e entidades culturais internacionais já confirmaram participação.

 

A programação do Masa 2026 conta com mais de 300 espetáculos de 60 artistas de 28 países africanos, envolvendo linguagens como música, teatro, dança, circo, artes de rua, narração oral, slam e humor.

Veja também

Joá SouzaGOVBA (1)
Desfile cívico-militar marca celebração dos 204 anos da Independência do Brasil em Salvador
Programação reúne representantes das forças de segurança, estudantes e representantes da sociedade civil...
Desfile de 7 de Setembro é realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Programação do Dia da Independência contou com desfile cívico-militar e blocos temáticos sobre soberania...
larissa-cruz-morata-foi-encontrada-morta-na-casa-em-que-morava-com-o-marido-o-policial-militar-vinicius-costa-silva-em-embu-das-artes-1788791461119_v2_1136x956
Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes
Larissa Morata, mulher do PM, morreu com um tiro na cabeça A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta segunda-feira...
corinthians_-_brasileirao_feminino
Brasileiro Feminino: Corinthians vai às semifinais e enfrenta o Bahia
Brabas superam Cruzeiro e mantém vivo sonho do oitavo título nacional O Corinthians, pela décima vez...

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige