Salvador, 26 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador Capital Afro é destaque na 14ª edição do Mercado de Artes do Espetáculo Abidjan em Costa do Marfim

 

Entre os dias 11 e 18 de abril, acontece na Costa do Marfim a 14ª edição do Mercado de Artes do Espetáculo Abidjan (Masa), tendo o Brasil como país convidado de honra. Salvador marca presença no evento através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), representada por Chicco Assis, diretor de cidadania cultural do órgão.

 

A missão visa difundir o programa Salvador Capital Afro no cenário internacional. “O Masa é uma importante plataforma de circulação das artes africanas. A nossa vinda ao evento cria oportunidades de estreitar o diálogo com artistas e programadores de festivais dos diversos países da África e da diáspora. Isso potencializa as possibilidades de circulação das artes negras de Salvador em mercados mundiais, bem como de atrair a participação de artistas africanos para nossos eventos, especialmente para o Festival Salvador Capital Afro”, afirma o diretor.

 

Chicco Assis, além de marcar presença na cerimônia de abertura que acontece no Palácio da Cultura de Abidjan, participa de painéis que têm como foco a apresentação de dispositivos estratégicos para as artes de espetáculo no Brasil e as oportunidades de conexão e cooperação entre África e Brasil.

 

Na ocasião, o diretor participa de reuniões com organizações africanas para a realização de parcerias que viabilizem a circulação de artistas africanos e brasileiros. Além de assistir à intensa programação artística do festival, Chicco Assis, que tem atuado como programador do Festival Salvador Capita Afro, participa de encontros profissionais, que funcionam como rodadas de negócios, possibilitando que o curador conheça o trabalho desses artistas.

 

Sobre o Masa – A edição do Mercado de Artes do Espetáculo Abidjan se configura como um dos principais mercados de artes do espetáculo do continente africano, reunindo artistas, produtores e gestores culturais de diversos países, criando oportunidades para circulação de obras, coproduções e parcerias institucionais.

 

Para além das apresentações artísticas, o Masa pretende ser um fórum de diálogo sobre as principais questões que afetam as artes performativas em África e em todo o mundo. Conferências, simpósios e mesas-redondas reúnem artistas, investigadores, programadores e especialistas para refletir sobre o futuro do setor.

 

Na edição anterior, o festival promoveu 900 reuniões profissionais, resultando em 200 contratos assinados, consagrando-se um verdadeiro trampolim para a circulação de obras e artistas.

 

Esta edição também está sendo marcada pela expressiva presença de programadores internacionais: são 315 profissionais de 68 países, ampliando as oportunidades de networking, circulação e negócios para artistas e instituições culturais. Festivais relevantes do continente africano e entidades culturais internacionais já confirmaram participação.

 

A programação do Masa 2026 conta com mais de 300 espetáculos de 60 artistas de 28 países africanos, envolvendo linguagens como música, teatro, dança, circo, artes de rua, narração oral, slam e humor.

Veja também

unnamed
Artilharia, título estadual e 65 jogos: Marcelinho encerra passagem pelo Barra
O atacante Marcelinho tem 199 partidas como atleta profissional. Até então, a equipe que ele mais defendeu...
urna
Plebiscito: eleitores de 6 cidades decidem transferência de distritos
Mudanças de território afetam municípios em Mato Grosso e Paraná Eleitores de seis municípios brasileiros...
Oswaldinho
Morre Oswladinho do Acordeon, referência do forró, aos 72 anos
Uma das referências da sanfona, considerado um dos músicos mais importantes do forró, Oswaldinho do Acordeon,...
Card_Seminario_Producao_Florestal_Pedrao
Pedrão recebe seminário sobre produção florestal baiana na quinta (29)
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e a Associação...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos