Salvador, 17 de janeiro de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador é destaque na exposição “Territórios Criativos do Brasil para o Mundo” em Brasília

Segue aberta ao público até o próximo dia 20, no térreo do Pátio Brasil Shopping, em Brasília, a exposição “Territórios Criativos do Brasil para o Mundo”, que apresenta a diversidade e a potência cultural das 15 cidades criativas brasileiras reconhecidas pela Unesco.

A mostra evidencia como diferentes territórios vêm transformando seus ativos criativos em desenvolvimento econômico, social e turístico. Com curadoria de Wagner Alves Coutinho, vice-presidente do Conselho de Design da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), a exposição reúne painéis, vídeos e experiências imersivas que apresentam iniciativas, vocações e narrativas culturais das cidades integrantes da Rede Brasileira de Cidades Criativas.

Num dos espaços, Salvador é apresentada como Cidade da Música, título recebido em 2015 e que reforça sua relevância histórica, cultural e estética no panorama musical brasileiro e internacional.

A ação integra a programação do IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX ECRIATIVA), realizado entre 25 e 28 de novembro, em Brasília. O encontro reuniu representantes das cidades brasileiras da rede e convidados internacionais para debater políticas públicas, inovação, sustentabilidade, turismo criativo e estratégias de cooperação entre os territórios.

Um dos destaques foi a participação de Denise Bax, coordenadora da Rede de Cidades Criativas da Unesco (Unesco Paris).

Representando Salvador, Gabriela Rocha, gerente de Linguagens Artísticas e Negócios Criativos, da Diretoria de Economia Criativa (Secult Salvador), ressaltou a importância dessa articulação.

“A exposição e o ECRIATIVA reforçam o quanto os territórios criativos, quando fortalecidos, impulsionam identidade, desenvolvimento e cooperação entre cidades. Salvador integra essa rede nacional e global de forma colaborativa, somando experiências, compartilhando práticas e construindo pontes que ampliam nosso alcance. Estar presente nessas iniciativas não é apenas apresentar o que fazemos, mas participar de um movimento coletivo que conecta diferentes vocações culturais do Brasil e do mundo. Ao celebrar nossas expressões e fortalecer nossas políticas culturais, avançamos na consolidação de uma economia criativa mais integrada, sustentável e inovadora.”

Além da participação no IX ECRIATIVA, Salvador integrou uma agenda institucional estratégica no dia 4 de dezembro, durante a realização do MICBR em Fortaleza.

A pauta incluiu o fortalecimento da Rede Brasileira de Cidades Criativas reconhecidas pela Unesco, a ampliação de iniciativas colaborativas, o desenvolvimento de ações de circulação artística, formação, políticas integradas e estratégias de mobilização nacional para a economia criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

safra3
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
Resultado representa alta de 18,2% em relação ao ano anterior O Brasil deverá fechar 2025 com safra recorde...
Trump
Governo Trump faz ameaça em português contra novos imigrantes
O governo Trump fez nesta semana uma nova ameaça contra novos imigrantes, desta vez falando em português....
unnamed (1)
Cléber inicia pré-temporada no Yunnan Yukun FC e destaca adaptação nos primeiros dias na China
O atacante Cléber vive seus primeiros dias na China e já iniciou oficialmente a pré-temporada com a camisa...
unnamed
Caxambu destaca bom momento pessoal e evolução do Borneo Samarinda na temporada
O lateral Caxambu vive uma fase positiva com a camisa do Borneo Samarinda na temporada da BRI Super League...

Opinião

clube-da-esquina
Os sonhos não envelhecem: uma análise de “Clube da Esquina” e a resistência contra a Ditadura Militar