Salvador, 8 de setembro de 2026
Editor: Chico Araújo

Salvador registra alta de 43% no turismo internacional com 114 mil visitantes no primeiro semestre

Fotos: Otávio Santos

Salvador segue ampliando sua presença no cenário internacional do turismo. A capital baiana registrou crescimento de 43% nas chegadas de turistas estrangeiros por via aérea no primeiro semestre de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizadas 114.376 entradas internacionais, frente às 79.807 registradas em 2025, segundo dados da Embratur, elaborados a partir dos registros migratórios da Polícia Federal.

O resultado reforça o posicionamento de Salvador como uma das principais portas de entrada de turistas internacionais no Brasil e evidencia os efeitos da ampliação da conectividade aérea, da promoção do destino em mercados estratégicos e do fortalecimento da imagem da cidade no exterior. A expansão das conexões internacionais também amplia a competitividade da capital, impulsiona a economia, gera emprego e renda e atrai novos investimentos para o setor.

Para a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo em exercício, Ana Paula Matos, os números refletem uma estratégia construída de forma consistente pela Prefeitura para posicionar Salvador entre os principais destinos internacionais.

“Esse crescimento expressivo mostra que Salvador deixou de ser apenas um destino desejado para se tornar uma cidade estrategicamente conectada ao mundo. Temos investido na promoção internacional, na ampliação da malha aérea, na valorização da nossa cultura, da nossa identidade afro-brasileira e na melhoria da experiência de quem nos visita. Cada novo turista representa mais oportunidades para quem trabalha com hotelaria, gastronomia, transporte, cultura, comércio e economia criativa. É um resultado que beneficia toda a cidade e confirma que estamos no caminho certo”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula Matos.

Entre os mercados emissores, a Argentina segue na liderança, com 50.106 visitantes, alta de 61% em relação ao primeiro semestre de 2025 e participação de aproximadamente 44% de todas as chegadas internacionais registradas no período. Também apresentaram crescimento Portugal (+21%), França (+31%), Espanha (+30%), Itália (+30%), Alemanha (+40%) e Reino Unido (+46%). Dos dez principais mercados emissores para Salvador, nove registraram crescimento.

Outro destaque foi o avanço do mercado norte-americano. As chegadas de turistas dos Estados Unidos cresceram 470%, impulsionadas pela retomada da operação da Copa Airlines entre Salvador e a Cidade do Panamá, conexão que passou a oferecer acesso a mais de 80 destinos nas Américas e no Caribe. Já a China registrou crescimento de 493%, reflexo do fortalecimento das relações econômicas entre os dois países, da instalação da BYD na Bahia e da flexibilização das regras para concessão de vistos a turistas chineses.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Alexandre Reis, destaca que os indicadores confirmam a eficiência das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da conectividade aérea e da inteligência turística.

Segundo ele, dados recentes demonstram uma evolução consistente da inserção internacional de Salvador.

“O crescimento é resultado de um trabalho técnico baseado em inteligência de mercado, articulação com companhias aéreas, promoção qualificada do destino e monitoramento permanente dos mercados prioritários. A ampliação da conectividade aérea reduz barreiras de acesso, aumenta nossa competitividade frente a outros destinos e diversifica a origem dos visitantes, tornando o turismo mais resiliente e sustentável. O fortalecimento de mercados consolidados, como a Argentina, e a expansão de mercados estratégicos, como Estados Unidos e China, mostram que Salvador ocupa hoje uma posição cada vez mais relevante no mapa internacional do turismo”, avaliou.

Veja também

morta
São Franciso do Conde: suspeito de matar mulher com mais de 40 facadas após discussão por ciúmes é preso
Um homem de 36 anos foi preso na segunda-feira (7), suspeito de matar uma mulher com mais de 40 golpes...
crime
Homem que confessou ter feito disparo que matou filha de PMs no Imbuí já tinha sido preso em 2024 com moto roubada
O homem que foi preso após confessar ser o responsável pelo disparo que matou a filha de dois policiais,...
Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília
Bancários da Bahia anunciam greve em instituições públicas a partir da próxima quinta-feira
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou a paralisação das atividades por tempo indeterminado no estado,...
flamengo
Flamengo é indicado ao prêmio de melhor clube masculino da Bola de Ouro 2026
O Flamengo está entre os cinco indicados ao prêmio de melhor clube masculino de 2026 da Bola de Ouro....

Opinião

WhatsApp Image 2026-08-24 at 12.03
Opinião: Formação profissional em jornalismo: o debate que o futuro exige