Organizar o Carnaval de Salvador não é uma tarefa fácil, mas a Prefeitura adotou uma plataforma de planejamento que deu tão certo que foi premiada nacionalmente. Salvador venceu a Categoria Pública do Prêmio Eu Esri Brasil 2025, o maior evento de geotecnologia do país. Os vencedores foram anunciados essa semana.
Desenvolvido em 2023 pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), o Masterplan é uma ferramenta inédita que integra informações de diferentes órgãos municipais e estaduais em uma única plataforma digital. O sistema permite o planejamento, licenciamento e operação do Carnaval de forma interativa e em tempo real, garantindo decisões mais rápidas, precisas e seguras.
Na prática, a plataforma permite acompanhar desde as rotas de trios e ambulâncias até o fluxo de pedestres, o que otimiza a operação e amplia a segurança. São 28 mapas georreferenciados, mais de 3,5 mil estruturas mapeadas com fotos, vídeos e QR Codes, além de monitoramento digital e painéis em tempo real para a maior festa de rua do planeta.
A iniciativa consolidou um novo modelo de governança pública inteligente, reconhecido agora nacionalmente como referência na gestão de grandes eventos. O presidente da Saltur, Isaac Edington, destacou o trabalho em equipe.
“O Carnaval continua sendo do povo, com gestão estratégica, integrada e inteligente, garantindo organização, segurança e, acima de tudo, felicidade. Esse reconhecimento é fruto da sinergia entre todos os órgãos operacionais envolvidos no Carnaval, que fazem dessa festa um exemplo de planejamento e eficiência”, afirmou.
A participação da Prefeitura de Salvador no Eu Esri representa uma oportunidade estratégica para consolidar sua posição como referência nacional em inovação e gestão pública digital baseada em geotecnologias, além de reforçar o compromisso com a transparência, a inteligência territorial e a eficiência administrativa. O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Alberto Braga, comemorou a conquista.
“Esse reconhecimento confirma que estamos no caminho certo ao utilizar inteligência geográfica para planejar melhor a cidade, integrar órgãos e qualificar os serviços oferecidos à população. O Masterplan é um marco na forma como Salvador planeja, executa e monitora o Carnaval. Mais do que uma solução tecnológica, o Masterplan representa um novo modelo de governança digital para grandes eventos, reforçando Salvador como referência nacional em inovação e gestão pública inteligente”, explicou o secretário.
Premiação – O reconhecimento, concedido pela Environmental Systems Research Institute (Esri), referência mundial em inteligência geográfica, destacou Salvador entre mais de 45 projetos de todo o país com soluções inovadoras em gestão pública, mobilidade, meio ambiente, segurança e inclusão social.
O Eu Esri é o maior evento de geotecnologia do Brasil, realizado anualmente pela Imagem Geosistemas, representante da empresa norte-americana no país. O encontro reúne gestores públicos, especialistas, acadêmicos e profissionais de tecnologia para compartilhar experiências, inovações e boas práticas. O evento é também uma vitrine para lançamentos de novas funcionalidades e tendências globais no setor.
Este ano, Salvador recebeu o título do Guinness World Records, que consagrou a capital baiana como a cidade com o Maior Carnaval de Trios Elétricos do Mundo. Para a folia de 2026, quando a cidade celebra 110 anos de samba, o Masterplan será novamente a base de atuação de 30 órgãos municipais e estaduais, articulados em seis grandes eixos: Coordenação e Governança; Segurança e Ordem Pública; Mobilidade e Trânsito; Saúde e Vigilância Sanitária; Limpeza e Infraestrutura; e Proteção Social.