Salvador, 9 de outubro de 2025
Editor: Chico Araújo

Samsung aposta em ecossistema inteligente para transformar a experiência hoteleira na AL

Tecnologia conectada da marca permite eficiência operacional, aumento de receitas e atendimento de excelência para os hóspedes
Imagine chegar a um hotel, abrir a porta com o celular, ajustar a temperatura pelo tablet e pedir jantar sem tocar no telefone do quarto. Essa é a experiência que a Samsung oferece ao setor de hotelaria em toda a América Latina por meio de um portfólio robusto de soluções B2B e um ecossistema de tecnologia integrado, capaz de reduzir custos operacionais em até 30%, além de otimizar processos e ampliar receitas.

De acordo com Kaue Melo, diretor sênior da divisão de B2B da Samsung Brasil, a proposta da companhia vai além da automação tradicional, pois integra climatização inteligente, displays interativos no saguão, tablets para pedidos em resorts e wearables usados pelos funcionários, em uma única plataforma conectada.

“Esse ecossistema tecnológico permite que hotéis, de diferentes categorias, ofereçam uma hospitalidade conectada com alto nível de serviço e operação fluida, além de contribuir para a fidelização dos hóspedes por meio de uma experiência exclusiva e personalizada”, ressalta o executivo.

Conforto e sofisticação com soluções inteligentes
A climatização é um dos principais fatores que impactam a percepção de conforto do hóspede. Por isso, o uso do Cassete de 1 Via WindFree™ nas suítes é uma oportunidade de proporcionar um ambiente mais limpo visualmente, sem comprometer o desempenho. Instalado no teto, o modelo libera espaço nas paredes e se integra ao ambiente com eficiência térmica e estética moderna, além de facilitar a manutenção dos dutos, tendo em vista que exige apenas 13,8 cm de altura no entreforro para instalação.

O aparelho também conta com a tecnologia WindFree™, que distribui o ar de forma uniforme, sem correntes diretas, promovendo conforto térmico constante e silencioso. Além disso, a economia de energia chega a até 70%, combinando dois diferentes modos de uso: o Modo Energia com AI, que garante uma economia de 20% quando conectado à rede Wi-Fi e ao aplicativo SmartThings, regulando a temperatura-alvo de forma inteligente, além do Modo WindFree, que economiza até 55%1 com funcionamento silencioso.

Outro destaque são as soluções de sinalização digital com displays modernos como o novo Color E-Paper de 32 polegadas (modelo EM32DX) da Samsung, que ajudam a criar uma recepção mais moderna e funcional além de permitirem o uso da avançada tecnologia de tinta digital, com consumo de energia ultrabaixo, alta visibilidade e um design leve. Dessa forma, ele é uma alternativa de exibição com menor impacto ambiental e flexível para as empresas, podendo ser utilizado para diferentes áreas do hotel.

O uso da solução pode ser integrado ao lobby com informações personalizadas sobre eventos, horários, restaurantes e atrações, otimizando o fluxo de informações e melhorando a experiência dos hóspedes logo na chegada.

Serviços sem contato e personalização total
No check-in, com quiosques de autoatendimento, os hotéis podem eliminar filas e acelerar a entrada. Já no quarto, o hóspede pode usar os recursos das linhas Galaxy de smartphone e tablet para abrir a porta, controlar iluminação e temperatura, pedir refeições ou agendar serviços via aplicativo, sem precisar interagir fisicamente com a equipe. Além disso, a tecnologia de tradução em tempo real do Galaxy AI suporta até 13 idiomas, facilitando a comunicação entre hóspedes e funcionários.

Também nos quartos, a Samsung oferece uma categoria de TVs diferenciadas que permitem o up-selling de serviços adicionais, como venda de pacotes turísticos, souvenirs e até exibições privadas de filmes, gerando novas fontes de receita.

Eficiência operacional e trabalho mais ágil
Para os colaboradores, dispositivos conectados e automação reduzem a carga de trabalho e aumentam a produtividade. Por isso, o monitoramento de instalações via IoT permite manutenções preventivas, enquanto notificações instantâneas agilizam respostas as solicitações de hóspedes, garantindo um atendimento proativo.

Os dispositivos robustos da marca, como os smartphones Galaxy XCover7, têm foco em durabilidade e produtividade, permitindo a comunicação ágil entre equipes de limpeza, manutenção e recepção, e contribuindo para um serviço mais proativo e coordenado.

Desenvolvido para proporcionar resistência à água, a quedas e à poeira2, o dispositivo oferece, além de proteção e resistência elevadas, o suporte e conexão rápida por meio da rede 5G e Wi-fi 6E, para que o trabalho seja contínuo. Isso ajuda a receber notificações importantes em tempo real e monitorar indicadores operacionais durante a estadia dos hóspedes.

“Nosso objetivo é entregar aos hotéis um ecossistema que una design, tecnologia e gestão inteligente, ajudando nossos parceiros a otimizar custos, aumentar receitas e elevar a experiência do hóspede a um novo patamar”, conclui Kaue.

Para demonstrar as soluções B2B voltadas para diversos segmentos, a Samsung inaugurou o Business Experience Studio, um espaço que oferece vivência prática do ecossistema de soluções B2B integradas da marca para verticais como finanças, varejo, educação, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Lula-3
Derrubada de MP é derrota imposta ao povo brasileiro, diz Lula
Presidente diz que adversários querem limitar programas sociais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...
camara-1
Câmara aprova retirada da MP alternativa ao IOF; texto caduca
Texto precisava ser aprovado até hoje para não perder validade A Câmara dos Deputados aprovou pedido...
crise_israel_ira_palestina15
Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Hamas e promete libertação de reféns
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta quarta-feira, 8, que Israel e...
Haddad
Haddad anuncia acordo para votar MP que substitui aumento do IOF
Fazenda estima perda de arrecadação de R$ 3 bi em 2026 após concessões O governo, o Senado e a Câmara...

Opinião

congresso
Plunct, plact, zum, não vai a lugar nenhum!