Salvador, 13 de junho de 2026
Editor: Chico Araújo

São João da Casa da Igualdade une cultura, cidadania e combate ao racismo

Fotos-Matheus-Verissimo-e-Victor-Pataxo

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) iniciou, neste sábado (13), a programação especial dos festejos juninos na Casa da Igualdade Racial da Bahia, localizada no Pelourinho, em Salvador. Fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal, por meio do Ministério da Igualdade Racial, o espaço integra o conjunto de ações promovidas pelo Estado durante o período do São João.

A abertura da programação foi marcada pela primeira edição da Copa sem Racismo, iniciativa que reuniu um público diverso para acompanhar a estreia da Seleção Brasileira. A ação promoveu integração social, valorização da cultura negra e incentivo ao empreendedorismo, dando início a uma agenda que será desenvolvida ao longo de todo o mês de junho.

Para a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, a realização de atividades que associam celebração, convivência e cidadania fortalece o papel da Casa da Igualdade Racial como espaço de referência para a promoção da igualdade racial.

“O esporte tem um enorme potencial de mobilização social e é um espaço estratégico para o enfrentamento ao racismo. A Copa sem Racismo nasce com o propósito de transformar a paixão pelo futebol em oportunidade de diálogo, conscientização e fortalecimento da cidadania”, destacou.

O sentimento de pertencimento e acolhimento também foi ressaltado pelo público presente. “Estar aqui é poder prestigiar a Seleção Brasileira em um espaço democrático e público, que acolhe todas as pessoas negras da nossa cidade”, afirmou Aline Lima, integrante do Instituto Social de Futebol Feminino Novas Loretas.

Cultura, economia e cidadania
Além da transmissão da partida, a programação contou com apresentação da DJ Nai Kiese, responsável pela trilha sonora do evento. O público também visitou a Feira Afro Pocket, com exposição e comercialização de produtos de empreendedores negros, e o espaço Sabores da Ancestralidade, dedicado à culinária afro-baiana.

A iniciativa busca aproximar a população das políticas públicas por meio de atividades culturais, formativas e de entretenimento. Para a empreendedora Eliana Farias, da marca Lia Arte em Crochê, a experiência contribui para ampliar oportunidades de geração de renda e visibilidade.

“É a primeira vez que participo de uma ação na Casa da Igualdade e acredito que o empreendedor baiano precisa, cada vez mais, de ambientes como este, que acolhem, valorizam o nosso trabalho e oferecem oportunidades reais de crescimento”, afirmou.

Programação junina
As atividades seguem ao longo de todo o mês de junho na Casa da Igualdade Racial. Além de novas edições da Copa sem Racismo e da Feira Afro Pocket, a programação inclui apresentações de forró e samba no Quintal da Igualdade e ações do Arraialzinho da Igualdade, voltadas ao público infantil.

“Integrar essas ações à programação do São João amplia o alcance das políticas públicas de promoção da igualdade racial, fortalecendo os vínculos com a população e conectando o público à nossa rede de proteção e valorização da identidade negra”, ressaltou a secretária Ângela Guimarães.

Durante toda a programação, a Sepromi manterá o serviço de Direitos e Cidadania, com orientações ao público e campanhas de enfrentamento ao racismo, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a promoção da igualdade racial, o respeito à diversidade e a garantia de direitos.

Veja também

Foto Igor Santos SecomPMS (2)
Prefeitura inaugura 100º campo público de grama sintética de Salvador
A poucas horas da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 contra o Marrocos, a comunidade...
2026_06_04_Arraia_da_Prefs_Abertura_Fotos_Igor_Santos_SECOM_Digital-60-1-1024x683
Feira reúne dezenas de expositores e impulsiona a economia criativa no Arraiá da Prefs a partir deste domingo (14)
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), promove a Quermesse Feira...
lulacamisaselecao
Lula pede para seleção do Brasil “jogar com a alma” na Copa do Mundo
Em vídeo nas redes, presidente mandou recado para técnico Ancelotti O presidente Luiz Inácio Lula da...
vini jr
Seleção Brasileira joga mal em estreia e empata com o Marrocos
A caminhada em busca do hexa da Copa do Mundo iniciou dramática para o Brasil. Neste sábado (13), a seleção...

Opinião

advs
Eleições na era digital: o uso da Inteligência Artificial nas eleições de 2026