Cem casas que apresentavam problemas estruturais em São João do Cabrito, Subúrbio Ferroviário, foram completamente reformadas e entregues na noite desta terça-feira (20) pela Prefeitura de Salvador, por meio do Programa Morar Melhor. Esta é a terceira vez que o projeto habitacional contemplou o bairro. Com esta última entrega, já são mais de 800 imóveis que passaram por intervenções na localidade, garantindo mais segurança e dignidade aos moradores.
O ato de entrega contou com a presença do prefeito Bruno Reis. Na cerimônia de entrega das unidades, ele comentou a importância do contato direto da gestão municipal com a população e afirmou que o programa tem transformado a realidade de milhares de famílias ao levar melhorias estruturais para dentro das residências. “Não é comum ver prefeituras atuando dentro da casa das pessoas. Geralmente, o poder público trabalha da porta para fora. O Morar Melhor faz diferente”, disse.
Ainda conforme o prefeito, o bairro deve receber, nos próximos meses, mais uma etapa do programa. A meta da gestão, segundo ele, é manter o ritmo de, pelo menos, seis mil reformas por ano. Além das entregas habitacionais, o prefeito anunciou melhorias na iluminação pública da região, a reforma de uma escola municipal e de um campo de futebol, que contará com grama sintética.
O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, lembrou que o Morar Melhor tem 10 anos de atuação e já ultrapassou a marca de 60 mil lares reformados na capital baiana. O programa habitacional tem sido usado como modelo por outras prefeituras Brasil afora. Recentemente, o gestor esteve no Rio Grande do Sul para apresentar as diretrizes da iniciativa.
“Assim como estive lá apresentando o projeto, recebemos aqui diversas pessoas que vêm aprender com a gente como aplicar esse projeto. E as pessoas sempre ficam muito entusiasmadas. Cada vez que a gente vai fazer uma entrega, a gente se emociona com a história de cada morador, que foi atravessando tempos e mais tempos, cada vez mais se distanciando do sonho, porque a casa ia se deteriorando e a condição econômica, às vezes, se esvaindo”, comentou.
Vida nova – Uma das moradoras beneficiadas com a reforma foi a aposentada Zélia Bastos de Cerqueira, de 79 anos. Antes da intervenção, a casa apresentava problemas no telhado, que estava em más condições e permitia a entrada de água em dias de chuva. Outro grande desafio era o piso irregular. A idosa tem problemas de visão provocados pela diabetes, o que dificultava sua locomoção entre os cômodos do imóvel. “Estou muito feliz, criei todos os meus filhos aqui. Eu confio muito em Deus e sabia que Ele não me deixaria à toa. Pelo que eu passei na vida, hoje posso dizer que estou abençoada”, comentou Zélia.
A idosa mora no local há quase 50 anos. Ela chegou à região quando todos os imóveis ainda eram palafitas. Foi nessa residência que a aposentada criou quatro filhos. Atualmente, vive na companhia da filha caçula, Lucélia Bastos, de 44 anos, que se dedica exclusivamente aos cuidados da mãe. “Eu ficava sentida porque queria fazer algo, mas não tinha condições. Orava e pedia muito uma reforma, mas não acreditava que pudesse acontecer. Embora ela não enxergue, minha mãe ficou contente em saber que a casa está reformada”, comemorou.
Além de um novo telhado e piso, a casa, que possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro, teve as paredes rebocadas e pintadas. Portas e janelas também foram substituídas. “Estamos muito agradecidos e felizes por essa oportunidade. Não teríamos condições, neste momento, de realizar uma reforma completa como essa. Só tenho a agradecer a Deus e à Prefeitura por esse projeto, por deixarem a casa da minha mãe em melhores condições de moradia”, afirmou a filha do meio de dona Zélia, Jaciara Pires, de 53 anos.
Para o prefeito Bruno Reis, a reforma representa mudança de vida: “Dona Zélia contou, como todos os beneficiários do programa, que a casa tinha goteira para todo lado, que não conseguia dormir direito, que tinha que mudar a cama de lugar. Mas, mesmo com os problemas de saúde, ela estava com muita disposição para viver. Agora, a vida dela está transformada”, completou.
Fotos: Betto Jr. / Secom PMS