Salvador, 25 de outubro de 2026
Editor: Chico Araújo

SEC inicia aulas do Programa Universidade Para Todos no Conjunto Penal de Lauro de Freitas

Cerca de 25 pessoas em privação de liberdade iniciam, nesta terça-feira (26), a preparação para o ENEM e outras formas de acesso ao ensino superior. A aula inaugural do Programa Universidade Para Todos (UPT), promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, acontece às 14h. A iniciativa integra ações e políticas públicas voltadas a promover a ressocialização e estimular o aprendizado.

Em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), as aulas serão desenvolvidas por monitores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Redação. Os estudantes receberão módulos com as atividades, que vão acontecer três vezes na semana.

“Mantemos diálogos permanentes com a SEAP e a iniciativa segue o Plano Nacional de Educação Prisional, que estabelece diretrizes, metas e estratégias voltadas ao aperfeiçoamento do sistema penal e à promoção de uma justiça mais eficaz e humanizada no Brasil”, destacou a coordenadora da UPT, Patrícia Machado.

Atualmente, há também aulas promovidas para 25 estudantes do Conjunto Penal de Itabuna, com a colaboração de monitores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). As aulas foram iniciadas no último mês de maio. Ainda estão previstas novas turmas, em setembro, nos Conjuntos Penais de Juazeiro e Barreiras.

As atividades do programa acontecem até dezembro, após a realização da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), agendado para 16 e 17 de dezembro.

FUNDAC

Além dos Conjuntos Penais, as aulas da UPT são ofertadas para jovens em unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC). Ao todo, são beneficiados 55 adolescentes nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari e Vitória da Conquista, com monitorias da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), além da UNEB.

“O programa vem para integrar outras ações dentro da escolarização básica, como oficinas de arte educação e atividades de integração, que visam o desenvolvimento intelectual, social, emocional e físico, incentivando o protagonismo juvenil e a contribuição criativa para a sociedade”, ressaltou a coordenadora Patrícia Machado.

Foto Ilustrativa/Ascom SEC

Veja também

Luciano Juba
Destaque do Bahia, Luciano Juba entra na pré-lista de Ancelotti para a Seleção Brasileira
O lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia, está na pré-lista do técnico Carlo Ancelotti para os amistosos...
salvador elevador lacerrda bts
Em Salvador, quem estiver na seção eleitoral às 17h poderá votar
Senhas serão distribuídas a eleitores com problemas de deslocamento O corregedor-geral da Justiça Eleitoral,...
nunesmarques
Pedido para ampliar horário de votação será avaliado, afirma Marques
TSE analisa pedido após problemas no transporte de eleitores O presidente do Tribunal Superior Eleitoral...
pablosalvador
TRE-BA determina prisão de secretário de Mobilidade de Salvador
Justiça também ordenou liberação de 100% da frota de ônibus da cidade O presidente do Tribunal Regional...

Opinião

ucsal
UCSal: semeando saberes e sonhos ao longo de 65 anos